Primeiro navio com grãos da Ucrânia deixa Porto de Odessa

Exportação de grãos é retomada após acordo com a Rússia

Publicado em 01/08/2022 - 09:33 Por Maria Paula Carvalho - repórter da Rádio França Internacional, para a Rádio Nacional - Paris

Foram retomadas as exportações de grãos da Ucrânia. O primeiro carregamento, de 26 mil toneladas de milho, deixou o porto de Odessa no início da manhã desta segunda-feira (1), conforme os termos do acordo internacional com a Rússia assinado em Istambul.

O cargueiro Razoni segue em direção ao Líbano. Outros navios seguirão essa primeira partida, respeitando o corredor marítimo e as formalidades acordadas, segundo autoridades.

O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, saudou a retomada dos embarques de cereais para aliviar a crise alimentar global que resultou na disparada dos preços, especialmente em países pobres.

Enquanto isso, em Mykolaiv, na Ucrânia, o bombardeio mais violento desde o início da guerra matou Oleksiy Vadatursky, proprietário da principal empresa de logística de grãos do país, e a esposa dele.

O presidente Volodymyr Zelensky prestou homenagem ao empresário do setor agrícola, a quem descreveu como um herói da Ucrânia.

Edição: Rádio França Internacional/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo