Brasil volta a ter representação diplomática na Venezuela

Embaixada estava fechada desde março de 2020

Publicado em 02/02/2023 - 06:00 Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil voltou a ter uma representação diplomática na Venezuela. A informação foi confirmada pelo embaixador Flávio Macieira, responsável pela missão de reabertura da embaixada do Brasil em Caracas, capital da Venezuela, iniciada no dia 18 de janeiro.

Em conversa com a imprensa sobre o trabalho da equipe diplomática no país vizinho, o embaixador Flávio Macieira explicou que, inicialmente, o objetivo é dotar o local de condições de trabalho, já que a embaixada brasileira em Caracas estava fechada desde março de 2020.

Segundo o Itamaraty, o envio da missão diplomática se deu pela decisão do governo brasileiro de normalizar as relações bilaterais com o país vizinho, com o qual o Brasil tem laços históricos de cooperação, além de extensa área de fronteira, de mais de 2 mil quilômetros.

Com a relação entre Brasil e Venezuela retomada após a posse do presidente Lula, há expectativa de retorno da atividade comercial entre os dois países, como detalha o embaixador Flávio Macieira.

Estima-se que entre 20 mil e 25 mil brasileiros vivam no país vizinho, comunidade que será beneficiada pelo atendimento consular na Venezuela. O Itamaraty informa  que, neste primeiro momento, o serviço funcionará dentro da embaixada brasileira.

Edição: Nadia Faggiani (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo