Brasil volta a ter representação diplomática na Venezuela
O Brasil voltou a ter uma representação diplomática na Venezuela. A informação foi confirmada pelo embaixador Flávio Macieira, responsável pela missão de reabertura da embaixada do Brasil em Caracas, capital da Venezuela, iniciada no dia 18 de janeiro.
Em conversa com a imprensa sobre o trabalho da equipe diplomática no país vizinho, o embaixador Flávio Macieira explicou que, inicialmente, o objetivo é dotar o local de condições de trabalho, já que a embaixada brasileira em Caracas estava fechada desde março de 2020.
Segundo o Itamaraty, o envio da missão diplomática se deu pela decisão do governo brasileiro de normalizar as relações bilaterais com o país vizinho, com o qual o Brasil tem laços históricos de cooperação, além de extensa área de fronteira, de mais de 2 mil quilômetros.
Com a relação entre Brasil e Venezuela retomada após a posse do presidente Lula, há expectativa de retorno da atividade comercial entre os dois países, como detalha o embaixador Flávio Macieira.
Estima-se que entre 20 mil e 25 mil brasileiros vivam no país vizinho, comunidade que será beneficiada pelo atendimento consular na Venezuela. O Itamaraty informa que, neste primeiro momento, o serviço funcionará dentro da embaixada brasileira.