Prestes a assumir a presidência do G20, em dezembro deste ano, o Brasil, convidou os países Paraguai e Uruguai, para fazer parte do grupo, durante a presidência brasileira, em 2024.
A informação é do Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, que explicou que a intenção do país é promover a representatividade “dos países em desenvolvimento, em particular dos parceiros do Mercosul”.
O Especialista em integração latino-americana, e professor da PUC do Paraná, Carta Winter, explica a ideia de levar todos os membros do Mercosul foi acertada, na avaliação do especialista, porque fortalece o bloco.
O Professor Carta Winter ainda destaca que o G20 não é um bloco econômico, como o Mercosul. O G20 é formado pelos ministros da área econômica e chefes dos bancos centrais das vinte maiores economias do mundo. Carta Winter cita quais devem ser as principais pautas do Brasil, durante a presidência.
Todo país que preside o G20 tem autonomia para convidar países não-membros a participarem dos encontros e debates do ano correspondente. A presidência do Brasil começa em 01 de dezembro deste ano e encerra em 30 de novembro de 2024.

Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional
10/03/2023 - 16:10
Brasília
Defesa de Robinho pede retirada da hediondez do crime de estupro
sex, 05/06/2026 - 21:08
Prazo de inscrição para o Enem é prorrogado até 12 de junho
sex, 05/06/2026 - 20:34
STF: Fachin nega suspeição de Nunes Marques em caso da CPI do Master
sex, 05/06/2026 - 20:13
Putin rejeita encontro com Zelensky e cobra negociações indiretas
sex, 05/06/2026 - 19:12
CNH terá renovação automática para motoristas sem infrações
sex, 05/06/2026 - 18:56
MPF lança memorial e atualizações sobre o caso Bruno e Dom Phillips
sex, 05/06/2026 - 18:07