Com o fim da visita oficial na China, a comitiva presidencial segue para os Emirados Árabes onde o presidente Lula cumpre agenda neste sábado (15).
Na capital Abu Dhabi, Lula vai ser recebido pelo presidente, o Sheik Mohammed bin Zayed Al Nahyan. Os Emirados Árabes Unidos são clientes de 60% das exportações do agronegócio brasileiro e um dos três principais parceiros comerciais do Brasil no Oriente Médio.
No ano passado, os dois países negociaram quase US$ 6 bilhões. Em todo o Oriente Médio, os Emirados Árabes são os que mais investem no Brasil. Atualmente são cerca de US$ 10 bilhões. E dois os principais fundos soberanos têm atividade no mercado brasileiro. Um deles está no setor de infraestrutura, mineração, imobiliário, entretenimento e educação. O outro é voltado para aquisição de ações com interesse no setor imobiliário e hoteleiro.
Como exemplo da parceria entre os países o presidente Lula recebeu a visita da delegação dos Emirados Árabes na posse presidencial em janeiro.
Essa é a primeira visita de Lula ao país do Oriente Médio neste primeiro mandato. E a segunda como presidente.
Por outro lado, cerca de 30 empresas brasileiras estão presentes nos Emirados Árabes Unidos. A exemplo da Vale, Embraer, Tramontina, Marco Polo, Itaú, BRF, JBS, Odebrecht e Copacol.
Tema de grande importância a ser conversado entre os presidentes é a questão ambiental. A COP- 28 deste ano vai ser sediada na cidade de Dubai.
O país vem investindo em energias renováveis para aumentar o uso da energia limpa.