O suspeito pelo vazamento de documentos secretos do Pentágono compareceu à corte federal em Boston, nos Estados Unidos, na manhã desta sexta-feira (14).
Jack Teixeira foi preso na quinta (13) pelo Departamento Federal de Investigações (FBI). Ele é membro da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts e teria extraído e transmitido, de forma não autorizada, informações confidenciais da defesa nacional norte-americana em uma rede social.
De acordo com os veículos de imprensa internacional, alguns documentos teriam informações estratégicas dos Estados Unidos sobre a guerra na Ucrânia e sobre indícios de que outros países estariam discutindo fornecer armamentos de forma bilateral para o conflito - ou seja, sem passar pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
De acordo com o Pentágono, o Departamento de Defesa ainda está analisando o impacto da divulgação e se os documentos devem continuar classificados como secretos.
O professor de Relações Internacionais da PUC do Paraná, Eduardo Saldanha, avalia que as reais consequências desse vazamento só serão conhecidas após muito tempo.
"Esses documentos comprovam que houve um auxílio direto, não somente dos Estados Unidos, à Ucrânia. O que muda juridicamente todo o argumento que a Rússia pode ou poderia ter contra o conflito. Por quê? Porque está havendo um auxílio direto - não via Otan, mas sim um auxílio individual de cada um desses países à Ucrânia. E isso muda juridicamente a figura da guerra da Ucrânia".
Além das consequências nas relações políticas e das relações jurídicas, Eduardo Saldanha explica os vazamentos também podem influenciar na estratégia militar na Ucrânia.
"Porque, sendo comprovada a veracidade desses documentos vazados, isso altera de forma central a própria estratégia de conflito. Por quê? Porque ali estão reveladas questões muito importantes em um conflito armado, que é o número de armas, quais armas são e até mesmo a localização desses armamentos".
A procuradoria de Massachusetts informou que a audiência de detenção do suspeito foi marcada para a próxima quarta-feira, dia 19 de abril.