logo Radioagência Nacional
Internacional

Relatório da ONU mostra que maioria tem preconceito contra mulheres

Baixar
Pedro Moreira - Repórter TV Brasil
12/06/2023 - 20:00
Nova York

A ONU divulgou hoje um levantamento sobre preconceito de gênero em todo mundo que mostra um quadro desolador: 90% dos entrevistados têm algum tipo de preconceito contra as mulheres.

O relatório, chamado Índice de Normas Sociais de Gênero, abrange 85% da população mundial e revela que não houve avanço no nível de preconceito contras as mulheres na última década. Quase metade das pessoas acredita que homens são melhores líderes políticos. Duas em cada cinco pessoas acreditam que eles são melhores executivos. 25% acreditam que é justificável um homem agredir sua companheira.  No Brasil, 84,5% da população tem algum tipo de preconceito contra as mulheres.

Na Ucrânia, o presidente Volodymyr Zelenskiy disse que, apesar da chuva e dos combates intensos, as forças estavam avançando no campo de batalha e infligindo perdas necessárias ao inimigo, na contra-ofensiva contra a invasão russa. As forças armadas ucranianas divulgaram imagens do que seria um helicóptero disparando contra posições inimigas e de soldados supostamente recapturando uma quarta aldeia no sudeste do país. A bandeira ucraniana foi erguida em Storozheve, na região de Donetsk. Imagens de drones também mostrariam tropas na mesma vila.

Em Viena, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, informou que ele e uma equipe de investigadores estavam a caminho da Ucrânia para se encontrar com Zelensky e visitar a usina nuclear de Zaprorizhzhia, que fica na margem da barragem que se rompeu na semana passada.

Na Europa começou, hoje, o maior exercício aéreo da história da Otan. Chamado Air Defender 2023, o treinamento tem como base a Alemanha e envolve 25 países, 250 aeronaves, sendo 100 dos Estados Unidos, e quase 10 mil militares. Cerca de dois mil voos serão feitos nos mares Báltico e do Norte. A Aliança Militar informou que as manobras visam demonstrar sua capacidade defensiva, mas não são dirigidas contra uma nação específica, apesar do amplamente propagado apoio da Otan à Ucrânia na invasão russa.

Na Colômbia, se recuperam bem, em um hospital em bogotá, as quatro crianças resgatadas depois de mais de 40 dias perdidas na selva com a queda do avião em que estavam. O pai de duas das crianças contou, nesse domingo, que a mãe, que viajava no mesmo avião, sobreviveu por quatro dias e, antes de morrer, pediu aos três filhos maiores que pegassem o menor, de um ano, e a deixassem para trás para tentarem sobreviver.

O governo colombiano divulgou novas imagens do momento do resgate, cedidas pela emissora estatal RTVC. As forças militares do país garantiram que não vão encerrar as buscas pelo pastor belga Wilson, que atuou no resgate e desapareceu na floresta. No hospital, as crianças fizeram desenhos do resgate, incluindo o cão desaparecido.

x