Com o fim das atividades da terceira Cúpula Celac/União Europeia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza encontros bilaterais e fica na Bélgica até esta quarta-feira (19). Segundo Lula, os países ricos têm responsabilidade nas mudanças climáticas e devem investir nos países em desenvolvimento, que exportam matéria-prima.
A declaração foi dada nesta terça-feira (18), durante a live semanal, Conversa com o Presidente, em Bruxelas, na Bélgica. Um dos pontos que Lula mencionou nos discursos que fez na cúpula foi o acordo entre Mercosul e a União Europeia, que espera ver concluído até o fim do ano.
Dentro do contexto de mudanças climáticas e transição energética, o presidente Lula citou que, em agosto, participa de outro evento internacional, desta vez aqui no Brasil: é a reunião de líderes dos países amazônicos, mais nações convidadas.
A terceira cúpula da Celac com a União Europeia não acontecia desde 2015. O evento dessa segunda-feira (17) e hoje já terminou e Lula prevê um total de oito reuniões bilaterais, desde a chegada à Bélgica. O presidente continua no país europeu até a madrugada de quarta-feira, pelo horário de Brasília.
Antes de deixar o hotel onde está hospedado, Lula vai ter uma conversa com a imprensa. Depois disso, embarca para o Brasil, mas passa por uma conexão em Cabo Verde, na África, onde se reúne com o presidente do país, José Maria Neves.