Índia chega à Lua e se torna o 4º país a conseguir pousar no satélite

Publicado em 23/08/2023 - 18:41 Por Pedro Moreira - Repórter TV Brasil - Nova York

A Índia fez história hoje, se tornando o quarto país a conseguir pousar na Lua. A espaçonave não tripulada Chandrayaan-3 pousou no polo sul da Lua, região ainda inexplorada do nosso satélite natural. 

A missão é considerada crucial porque explorações anteriores mostraram que pode haver água em forma de gelo nos polos lunares, onde não bate a luz do sol. O pouso foi assistido pela população indiana ao vivo. E teve muita comemoração em várias partes do país.

Festa também no centro de controle da missão, onde uma projeção do pouso era feita a partir dos dados recebidos. O primeiro ministro indiano, Narendra Modi, participou da África do Sul, onde está para a reunião dos Brics.

Horas depois, foram divulgadas as primeiras fotos da missão. A espaçonave tinha sido lançada no dia 14 do mês passado e vai pesquisar a presença de água no polo sul lunar. Além do consumo por futuros astronautas, da água, pode-se extrair oxigênio, para respirar, e hidrogênio, que é usado como combustível de foguete. 

Uma tentativa anterior da Índia de pousar na Lua, em 2019. falhou. Mas o pouso de agora é apenas o mais recente feito do bem sucedido programa espacial do país. Que já conta com sondas nas órbitas de Marte e da própria Lua. 

No domingo, uma missão russa que também tentava chegar ao polo sul lunar fracassou, quando a espaçonave não tripulada perdeu controle e caiu. Apenas Estados Unidos, China e a ex-União Soviética já tinham conseguido pousar no nosso satélite natural. 

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo