O gelo marinho ao redor da Antártica atingiu o menor tamanho já registrado, desde que o monitoramento por satélite começou, em 1979.
A informação alimenta o temor dos cientistas de que o impacto das mudanças climáticas, provocadas pela atividade humana, esteja aumentando no Pólo Sul. Confira essa e outras notícias internacionais no nosso giro.
No último dia 10, o ápice de extensão do gelo foi o menor já registrado para o inverno, com 1 milhão km² a menos, área equivalente ao território da França. O gelo na Antártica regula o nível dos oceanos e o clima do planeta, porque reflete parte dos raios solares. Também é essencial para os animais da região. Este ano, cerca de nove mil filhotes de pinguins morreram porque o gelo derreteu antes que estivessem prontos para nadar.
Já a Agência Internacional de Energia afirmou, nesta terça-feira, que ainda é possível limitar o aumento da temperatura média global a 1,5 ºC Para isso, o mundo precisaria investir quase US$ 4,5 trilhões por ano em transição energética. Duas vezes e meia o montante que deve ser gasto este ano. Também seria preciso um corte de 75% nas emissões de metano até 2030. O que custaria o equivalente a apenas 2% do lucro líquido da indústria de petróleo e gás no ano passado.
Na Austrália, localidades remotas já começaram a votar no referendo que vai decidir se os povos originários serão reconhecidos na constituição do país. A votação nacional ocorre em 14 de outubro. Alvo de uma forte campanha de desinformação, a proposta deve ser rejeitada, de acordo com as mais recentes pesquisas de intenção de voto.
A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos abriu um processo antitruste contra a Amazon.com, gigante do comércio online. Procuradores de 17 estados também assinam a ação, que vem após uma investigação de quatro anos. A empresa é acusada de práticas desleais e abuso de poder para dominar o mercado. Processos semelhantes já tinham sido movidos contra o Google e o Facebook. A Amazon afirmou que as práticas apontadas ajudaram a estimular a concorrência e a inovação, beneficiando consumidores e vendedores independentes que atuam na plataforma.
Nos Estados Unidos, pela primeira vez na história, um presidente em exercício se juntou a um piquete de trabalhadores em greve. Joe Biden esteve diante de um centro de distribuição da montadora GM no estado do Michigan, em apoio à greve do sindicato dos trabalhadores automotores, iniciada no dia 15. Ele declarou apoio à demanda de reajuste de 40%, em quatro anos. Biden aparece atrás do ex-presidente Donald Trump nas pesquisas de intenção de voto para a eleição do ano que vem. Nesta quarta, Trump também deve participar de um evento da categoria.