Carro da embaixada brasileira na Bulgária é apreendido com cocaína

A droga estava distribuída em 52 pacotes escondidos

Publicado em 26/10/2023 - 19:41 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um carro da Embaixada brasileira em Sófia, capital da Bulgária, foi sido apreendido com cerca de 55 quilos de cocaína na fronteira com a Turquia. A informação foi noticiada na imprensa turca e búlgara. 

O Itamaraty confirmou o caso. Em nota, afirmou que o carro foi furtado das dependências da embaixada por um funcionário local búlgaro, sem a participação de qualquer integrante do serviço exterior brasileiro. O contratado local foi demitido por justa causa.

Segundo a nota, o Ministério das Relações Exteriores, por meio das Embaixadas do Brasil em Sófia e em Ancara, na Turquia, está em contato com autoridades locais, colabora com as investigações e espera que o crime seja apurado prontamente.

Mais cedo, a Embaixada Brasileira de Sófia informou que comunicou as autoridades búlgaras a falta de um dos veículos oficiais, que foi retirado das dependências da embaixada sem autorização.

De acordo com a imprensa internacional, ao tentar atravessar a fronteira, os funcionários da alfândega do posto de Kapikule, na Turquia, suspeitaram de algo e submeteram o veículo para verificação. Eles encontraram a droga distribuída em 52 pacotes escondidos.

O motorista e o passageiro do carro não tiveram os nomes divulgados, foram presos e acusados de tráfico de drogas.

Edição: Paula de Castro / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Cultura

Cantata Solidária abre oficialmente os festejos natalinos em Recife

Cerca de 100 mil pessoas são esperadas para acompanhar a cantata natalina que terá a entrada gratuita. Aqueles que quiserem colaborar com a campanha Natal Sem Fome pode levar 1kg de alimento não perecível.

Baixar arquivo
Saúde

Dezembro Vermelho: os desafios da prevenção de ISTs e do HIV

De acordo com o Ministério de Saúde, apesar da queda de casos de HIV/aids, esse índice tem aumentado entre homens de 15 a 29 anos, chegando a 53% em 2021. O Ministério também aponta crescimento de casos de sífilis adquirida em homens, mulheres e gestantes.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Grupo Arco-Íris completa 30 anos de luta pelos direitos LGBTIQIA+

O Grupo Arco-Íris foi o pioneiro na organização da primeira Parada do Orgulho LGBTQIA+ no Brasil, em 1995, e também ajudou a formular o primeiro projeto de políticas públicas voltado para o combate à homofobia, em 2003.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra duas operações de combate ao comércio ilegal de ouro

Empresas envolvidas compravam  ouro irregular com ajuda de intermediários para, depois, nacionalizá-lo e enviar ao exterior. As pessoas investigadas também são suspeitas de adquirir ouro de países da África e aplicar o mesmo esquema de maquiagem.

 

Baixar arquivo
Educação

Ministério da Educação suspende novos credenciamentos para cursos EAD

A portaria abrange 17 áreas, como medicina, enfermagem e nutrição na saúde, direito e psicologia nas humanas e todas as licenciaturas. Instituições de ensino com Conceito abaixo de 4 não poderão seguir com seus pedidos de abertura de cursos de qualquer área.

Baixar arquivo
Saúde

Avisa avalia abertura de consulta pública sobre cigarros eletrônicas

A fabricação, comercialização e propagandas dos cigarros eletrônicos é proibida desde 2009.

Baixar arquivo