Centenas de policiais do estado do Maine, nos Estados Unidos seguem à procura de um homem suspeito de abrir fogo contra frequentadores de um bar e uma pista de boliche na noite de quarta-feira. Acredita-se que 22 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas. O número exato ainda não foi confirmado.
O suspeito foi identificado como Robert Card, de 40 anos. Um instrutor de tiro e membro da reserva do Exército dos Estados Unidos. A polícia também afirma que, recentemente, o homem relatou ter problemas mentais e que ouvia vozes. E ameaçou atacar uma base da Guarda Nacional.Um informe da polícia também diz que entre junho e setembro deste ano, durante o verão norte-americano, Robert Card teria ficado internado por duas semanas em uma clínica de saúde mental.
Após o ataque, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com governadora do Maine, Janet Mills e ofereceu apoio federal ao estado.
Esse foi o ataque em massa mais letal dos Estados Unidos em 2023. De acordo com o a ONG Gun Violence Archive, já foram registrados 565 crimes do tipo no país desde janeiro.