logo Radioagência Nacional
Internacional

Nova lista de resgatados em Gaza deixa brasileiros de fora

34 pessoas aguardam autorização para cruzar fronteira com Egito
Baixar
Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional
03/11/2023 - 11:16
Brasília
Palestinos se reúnem em torno de prédios residenciais destruídos em ataques israelenses na cidade de Zahra, em meio ao conflito em curso entre Israel e o grupo islâmico palestino Hamas, ao sul da Cidade de Gaza. 19 de outubro de 2023. REUTERS/Shadi Tabatibi
© Stringer .

Foi divulgada a terceira lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza, pela fronteira de Rafah, com o Egito. E os 34 brasileiros continuam sem a definição de uma data para serem resgatados.

A lista desta sexta-feira tem 571 nomes. São 367 norte-americanos e 127 britânicos, além de alemães, italianos, indonésios e mexicanos.

Enquanto os brasileiros esperam serem contemplados, o avião presidencial da FAB aguarda no Cairo, capital do Egito.

O brasileiro nascido em Gaza Hasan Rabee posta nas redes sociais o dia a dia na região, e sempre fala da vontade de voltar para o Brasil. Nesta sexta, Hasan voltou a falar no assunto, enquanto se dizia triste pela pobreza na região e a dificuldade de encontrar água e alimentos básicos.

Sobre a espera dos brasileiros para deixar a região que está sendo alvo de bombardeios de Israel, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, conversou por telefone com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry.

Segundo o Itamaraty, Vieira pediu, mais uma vez, a “liberação da passagem de Rafah para os brasileiros retidos em Gaza, para que possam entrar em território egípcio e ser imediatamente repatriados”. Antes disso, o governo já havia informado a possibilidade de os brasileiros estarem nas próximas listas.

Os cidadãos que aguardam a volta pro Brasil estão no Sul da Faixa de Gaza, nas cidades de Khan Younes e Rafah, já próximos da fronteira com o Egito. Por lá, o governo alugou casas e presta assistência humanitária.

Desde a abertura da passagem ao Egito, mais de 1,5 mil pessoas foram autorizadas a atravessar.

x