Ataques israelenses na Cisjordânia deixam 13 mortos

Israel afirma que guerra continua até o Hamas ser derrotado

Publicado em 14/12/2023 - 20:02 Por Iara Balduíno e Daniella Longuinho - repórteres da EBC - Brasília

As operações do Exército israelense na Cisjordânia se intensificaram nos últimos três dias. A organização Médicos Sem Fronteiras afirmou que treze palestinos foram mortos nesse período.

Em rede social, a organização também acusou Israel de ter atirado e matado um adolescente desarmado de 13 anos dentro do hospital Khalil Suleiman na cidade de Jenin. E afirmou que soldados israelenses estariam bloqueando ambulâncias que levavam pacientes para casa.

Ainda segundo a organização, paramédicos e os motoristas das ambulâncias tiveram que sair dos veículos, foram despidos e obrigados a se ajoelharem na rua.

De acordo com a agência Reuters, Israel não respondeu às acusações. Disse apenas que encontrou armas e destruiu locais usados na fabricação de bombas durante as operações em Jenin.

Também em Jenin, soldados israelenses foram gravados recitando preces judaicas dentro de uma mesquita islâmica. O vídeo circulou nas redes sociais causando revolta na população palestina. O Ministério de Relações Exteriores da Palestina chamou o ato de zombaria religiosa. O exército israelense afirmou que os soldados envolvidos foram afastados das operações.

Em Gaza, o dia foi de bombardeios nas cidades de Rafah e Khan Younis. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, 179 pessoas morreram no território nas últimas 24 horas.
Desde o início do conflito foram mais 18 mil. E, apesar da crescente pressão internacional contra o bombardeio indiscriminado de Israel, não há indícios de um cessar-fogo a curto prazo.

Nesta quinta-feira (14), o ministro da defesa do país Yoav Gallant afirmou durante um encontro com o enviado da casa branca Jake Sullivan que a guerra deve durar ainda vários meses até que o Hamas seja derrotado.

Edição: Daniella Longuinho / Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo