EUA anunciam que vão sobrevoar o território de Essequibo, na Guiana

Publicado em 07/12/2023 - 20:21 Por William Martins - Repórter da TV Brasil - Brasília

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira que vão sobrevoar o território de Essequibo e outras partes da Guiana com aviões militares.

O anúncio das manobras aéreas foi realizado pela Embaixada dos Estados Unidos na Guiana numa rede social. De acordo com a embaixada, os voos são parte das operações de rotina para melhorar a segurança no local.

Os exercícios militares ocorrem após um referendo realizado pela Venezuela, onde a maioria da população do país se posicionou favoravelmente à criação de um estado venezuelano na região de Essequibo, que representa 75 por cento da Guiana. Há mais de um século, Venezuela e Guiana disputam essa área. O território da Guiana, até 1966, pertencia ao Reino Unido. A tensão ficou maior quando, em 2015, foi descoberto petróleo na região.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, já disse que vai autorizar a exploração de petróleo na área em disputa. Ele afirmou que vai iniciar o processo de concessão de licenças de operação para as estatais do país explorarem petróleo, gás e minério em Essequibo.

Edição: TV Brasil/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Educação

Bahia: "Bora Checar" vai capacitar estudantes no combate as fake news

Alunos do ensino médio de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos no estado da Bahia estão aprendendo uma série de ferramentas para lidar com o combate às chamadas fake news. 

Baixar arquivo
Geral

Mais da metade da população é a favor do Horário de Verão

A pesquisa ouviu 3 mil pessoas e quase 55% dos entrevistados veem com bons olhos a mudança nos relógios em 2024.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo federal vai liberar R$ 500 milhões para enfrentamento ao fogo

O governo federal anunciou, nesta terça-feira, uma série de medidas para combate aos incêndios no país. A primeira será a liberação de R$ 500 milhões para o enfrentamento ao fogo.

Baixar arquivo
Justiça

Júri popular vai julgar dois acusados pelo assassinato de Bruno e Dom

Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília, retirou as acusações contra Oseney por falta de provas nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. 

Baixar arquivo
Esportes

Campanha Histórica: Lula recebe paratletas no Palácio do Planalto

A campanha do Brasil nas Paralimpíadas de Paris foi histórica, com o quinto lugar no quadro de medalhas.

Baixar arquivo
Internacional

Série de explosões no Líbano mata 8 pessoas e deixa 2.800 feridos

Líbano: No Líbano, uma série de explosões simultâneas matou oito pessoas e deixou mais de 2.800 feridas. Entre as vítimas estão integrantes do Hezbollah, que culpou Israel pelos ataques e prometeu vingança. Uma câmera flagrou o momento em que a bolsa de um homem explode.

Baixar arquivo