China tem redução da sua população pelo segundo ano consecutivo

Publicado em 17/01/2024 - 21:45 Por Roberta Lopes - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A China teve, em 2023, dois milhões de habitantes a menos que o ano anterior. É o segundo ano consecutivo que a população do país diminui. O gigante asiático, que foi por muitos anos o país mais populoso do mundo, ainda tem 1,4 bilhão de habitantes, mas foi ultrapassado no ano passado pela Índia. A queda no número de chineses é, em parte, consequência da política de filho único mantida por anos no país. E foi agravada pelo aumento de mortes no ano passado causados pela covid-19.

E o Paquistão chamou de volta o embaixador do país no Irã, após um ataque iraniano contra o grupo Jaish al-Adl, no território do Paquistão. Segundo o governo, duas crianças morreram no bombardeio. No início da semana o Irã já havia atacado o Iraque, aumentando as tensões no Oriente Médio. Teerã disse que os alvos eram grupos terroristas anti-Irã. Quatro pessoas morreram e outras 6 ficaram feridas.

E a cidade de Rafah, em Gaza, voltou a ser bombardeada hoje. A cidade é considerada zona segura por Israel, mas tem sofrido ataques constantes. Segundo o Ministério da Saúde do país, pelo menos 164 morreram no território nas últimas 24 horas. E desde o início do conflito já são mais de 24 mil mortes. Rafah junto com Khan Yunes abrigam atualmente cerca de 80% da população de Gaza. Os moradores enfrentam diariamente filas para tentar obter, muitas vezes sem sucesso, alimentos e itens de necessidades básicas.

É provável que mais pessoas morram em Gaza de fome do que por causa da guerra. O alerta foi feito pelo presidente do fundo de investimento Palestino, Mohamad Mustafa, durante o Fórum Econômico Mundial de Davos na Suíça. Mustafa disse que a comunidade internacional precisa agir de forma urgente para reverter o cenário e que a criação de um estado palestino é uma necessidade imediata. Ele também acrescentou que só para reconstruir as residências destruídas na guerra será preciso um investimento de U$ 15 bilhões, ou R$ 74 bilhões.

* Com reportagem de Iara Balduíno, repórter da TV Brasil.

Últimas notícias
Esportes

Brasil tenta subir na tabela enfrentando o Equador nesta sexta-feira

A Rádio Nacional transmite nesta sexta-feira, a partir das 21h45, Brasil e Equador, direto do estádio Couto Pereira, em Curitiba. Em duelo válido pelas sétima rodada das eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo de 2026.

Baixar arquivo
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo