O secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, disse hoje que a falta de ação do Conselho de Segurança da ONU nos conflitos recentes talvez tenha enfraquecido fatalmente a autoridade do principal órgão decisório da entidade.
Guterrez falou na abertura da sessão do conselho de direitos humanos da ONU, em Genebra. Ele lembrou que o Conselho de Segurança vive um impasse tendo sido incapaz de agir nas questões de paz e segurança mais significativas do nosso tempo, citando a invasão da Ucrânia pela Rússia e as operações militares de Israel em Gaza.
E que essa falta de ação minou a autoridade do colegiado, talvez de forma fatal. O secretário-geral disse que o conselho precisa de reformas sérias na composição e nos métodos de trabalho.
O primeiro-ministro Palestino Mohamad Stayer renunciou ao cargo em meio a pressão dos Estados Unidos sobre a autoridade palestina que atua na Cisjordânia para que a entidade se fortaleça e sirva de interlocutora num cenário pós-guerra. A renúncia precisa ser aceita pelo presidente Mahmud Abas que poderá pedir que ele permaneça como interino até que um substituto seja nomeado.
Em entrevista no fim de semana, o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse que os mediadores dos Estados Unidos, Egito, Catar e Israel chegaram a um entendimento sobre os contornos básicos de um acordo para liberação de reféns em casa. Já o primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu também em entrevista a uma TV americana disse que um acordo ainda não estava claro mas caso ele ocorra o uma operação em larga escala em Rafah poderia ser adiada.
Em um breve comunicado divulgado hoje o governo israelense informou que o exército apresentou ao gabinete de guerra planos para evacuar a população civil das áreas de combate e para o fornecimento de assistência humanitária.
* Com a informações da agência Reuters.
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília-DF, 10.11.2023, Fachada do Prédio da Agência de Vigilância Sanitária ANVISA, em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto PRF Tocantins 02/02/2025 As plataformas que restaram da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), foram implodidas na tarde deste domingo (2). Foto PRF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 06-04-2023 - Por dentro da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estúdio da rádio nacional da Amazônia durante apresentaçāo de sua programaçāo ao vivo.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Facebook, Instagram e WhatsApp têm problemas de acesso nesta segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Torres/CBF/Direitos Reservados Bola, campeonato brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)