Israel ataca hospital na Faixa de Gaza

Publicado em 15/02/2024 - 20:42 Por Pedro Moreira - da TV Brasil - Brasília

Em Gaza, o exército de Israel atacou o hospital Nasser, na cidade de Khan Yunis, alegando que o Hamas usava o local para manter reféns em cativeiro e corpos de reféns israelenses mortos.

O ataque vem depois que as forças de defesa de Israel havia ordenado a saída de milhares de civis desalojados que se abrigavam no complexo.

O hospital, o maior e um dos poucos ainda em funcionamento em Gaza, foi bombardeado e depois atacado por tropas israelenses. Funcionários e pacientes filmaram o caos que se seguiu.

Nos dias anteriores, o exército de Israel havia dito que profissionais de saúde e pacientes poderiam permanecer no hospital e que apenas os civis desalojados deveriam sair.

Há relatos de que alas inteiras foram destruídas. O porta-voz das forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, disse que a operação foi precisa e limitada, que as tropas buscavam combatentes do Hamas, reféns e corpos de reféns. E que vários suspeitos foram detidos no hospital.

Um representante do Hamas chamou as alegações de mentira. Os que foram expulsos das instalações tentavam encontrar abrigo em outros locais. Ao menos duas mil pessoas foram para Rafah, no extremo sul. Outras, para a região central de Gaza.

A organização Médicos Sem Fronteiras disse que as pessoas se deparavam com uma escolha impossível entre ficar e se tornar um alvo, ou sair para uma paisagem apocalíptica de bombardeios. Tanques e veículos blindados israelenses operavam na fronteira com a Faixa de Gaza nesta quinta, enquanto os combates continuavam dentro do território.

Em Rafah, à medida que aumenta a ameaça de uma ofensiva militar, os palestinianos deslocados afirmam que não abandonarão a Faixa de Gaza, temendo uma invasão de refugiados. O Egito está reforçando a segurança na região do Sinai, que faz fronteira com a Faixa.

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Esportes

Futebol: Botafogo joga contra Athletico-PR pelo Brasileirão

Na luta contra o rebaixamento, Atlético-GO e Criciúma se enfrentam no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.

Baixar arquivo
Cultura

Cinema Brasileiro: primeiro filme feito no país completa 126 anos

As imagens da Baia da Guanabara, no Rio de Janeiro, foram as primeiras a serem feitas no país. Foi em 19 de junho de 1898. Por isso, a data entrou para o calendário com o dia do Cinema Brasileiro.

Baixar arquivo
Geral

Avaliação dos estragos do aeroporto de Porto Alegre deve durar 1 mês

Só após o prazo, solicitado pela concessionária Fraport, deve ser estabelecida a data de reabertura. A informação é do ministro da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta.

Baixar arquivo
Educação

Comissão de Educação do Senado aprova proposta de Novo Ensino Médio

A relatora, senadora professora Dorinha Seabra, fez alterações ao relatório apresentado na semana passada. Entre as mudanças, a senadora aumentou a carga horária da Formação Geral Básica de 2.200 para 2.400 horas.

Baixar arquivo
Saúde

Canal de telessaúde auxilia profissionais que atendem casos de malária

O Telemal, como é chamado, permite que especialistas compartilhem conhecimentos e ofereçam suporte para diagnóstico, tratamento e manejo clínico de casos de malária.

Baixar arquivo
Cultura

Mostra de Cinema de Ouro Preto começa com enfoque em patrimônio

Começa nesta quarta-feira, 19, a décima nona edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto, a cidade histórica de Minas Gerais, que é patrimônio da humanidade.

Baixar arquivo