Brasil fecha embaixada no Haiti por causa da violência

Publicado em 04/03/2024 - 17:44 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Embaixada brasileira em Porto Príncipe, capital do Haiti, fechou nesta segunda-feira (4) por causa da violência no país, após os ataques de gangues criminosas a penitenciárias no fim de semana.

Nesse domingo, o governo do Haiti publicou um decreto de emergência no departamento Ocidental que vale até quarta-feira. No território foi determinado toque de recolher entre seis horas da noite e cinco da manhã.

Segundo o governo do Haiti, na noite de sábado para domingo, criminosos fortemente armados, membros de gangues, atacaram dois presídios em Porto Príncipe. Os ataques deixaram mortos e feridos entre policiais, agentes penitenciários, além da fuga de milhares de prisioneiros.

A nota do governo diz que a segurança na região metropolitana de Porto Príncipe está piorando. São atos cada vez mais violentos, com sequestros, assassinatos, saques, roubos e deslocamento da população. A imprensa local diz que entre 3 mil e 4 mil detentos escaparam.

O Haiti é um dos países mais pobres do Caribe e passa por uma crise humanitária há anos, que vem piorando com a escalada da violência.

 

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo