Internacional: avião faz pouso forçado na Tailândia, uma pessoa morreu

Publicado em 21/05/2024 - 18:02 Por Pedro Moreira - da TV Brasil* - Brasília

Uma pessoa morreu e outras 30 ficaram feridas, após uma forte turbulência atingir um avião que voava de Londres para a Singapura.

O avião modelo Boeing 777-300ER da Singapore Airlines transportava 211 passageiros e 18 tripulantes. O piloto fez um pouso de emergência em Bangcoc, na Tailândia, onde os feridos foram encaminhados para hospitais. A suspeita é que a vítima fatal, um britânico de 73 anos, teve um ataque cardíaco.

Em um comunicado, a Singapore Airlines ofereceu profundas condolências à família do passageiro morto, pediu desculpas pela experiência traumática e disse estar fornecendo toda a assistência necessária.

A Boeing, fabricante do avião, também ofereceu suporte.

Irã

No Irã, milhares foram às ruas nas homenagens ao presidente Ebrahim Raisi morto no domingo (19) em uma queda de helicóptero.

O país declarou o luto de cinco dias. O funeral vai percorrer diferentes cidades, incluindo Teerã, antes do enterro na quinta-feira (23).

Analistas afirmam que a participação popular está sendo bem menor do que é observada na morte de outras figuras importantes do país, em mais um sinal da queda de popularidade do regime teocrata.

Rússia

A Rússia iniciou um treinamento com armas nucleares não estratégicas próximo à fronteira com a Ucrânia, em partes do país controladas por Moscou e em Belarus.

O presidente Vladimir Putin tinha ordenado os exercícios no início do mês em resposta a declarações de líderes europeus defendendo mais ajuda militar à Ucrânia.

Armas nucleares táticas ou não estratégicas são menos poderosas do que as projetadas para arrasar cidades inteiras, mas têm forte potencial destrutivo.

Também hoje, a União Europeia anunciou que vai transferir para Kiev os rendimentos dos ativos do Banco Central Russo que foram confiscados no início da invasão da Ucrânia.

Espanha

A Espanha anunciou a retirada permanente da embaixadora do país na Argentina. No domingo (19), o presidente argentino Javier Millei insultou o primeiro ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e chamou a mulher dele de corrupta durante um congresso do partido espanhol de extrema-direita, Vox, em Madrid.

Nessa segunda (20), Sánchez pediu que Millei se retratasse publicamente, o que o argentino negou que faria. Diante do anúncio da Espanha, o porta-voz do governo argentino disse que a questão não interfere na relação entre os dois países e que não pretende retirar seu embaixador da Espanha.

*Com informações da Agência Reuters. 

Edição: Rádio Nacional / Liliane Farias

Últimas notícias
Meio Ambiente

Manaus distribui mantimentos e kits de higiene para atingidos por seca

Em estado de emergência, Manaus inicia nesta segunda-feira (16) a primeira fase da operação Estiagem. No Amazonas a situação preocupa devido à queda do nível dos rios do estado.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Acordo finaliza atividades de mineradora na Serra do Curral em BH

Um acordo firmado na Justiça Federal pôs fim às atividades da Mina Granja Corumi, localizada na Serra do Curral, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Serra dos Órgãos, no Rio, enfrenta incêndios há uma semana

Maior rede de trilhas do Brasil e um dos locais mais buscados para a prática de esportes de montanha do país, o Parque Nacional também está sendo atingido por fortes incêndios. Ao todo, 36 brigadistas, com apoio do Corpo de Bombeiros, atuam no local desde a noite da última terça-feira (10).

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger da fumaça dos incêndios florestais

A fumaça tem gases tóxicos e pode prejudicar a saúde e agravar doenças como rinite, asma e alergias. Médica presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia alerta para os cuidados. 

Baixar arquivo
Segurança

PF prende militar suspeito de operar drones lançadores de granadas

Operação da Polícia Federal combate o uso de aeronaves remotamente pilotadas por criminosos contra forças de segurança, facções rivais e milicianos.  

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndio atinge Parque Nacional de Brasilia

Polícia Federal investiga causas das queimadas. 700 hectares de mata já foram destruídos. O fogo ainda não foi controlado. 

Baixar arquivo