Cannabis é a droga mais utilizada no mundo, aponta levantamento da ONU
![CBD-Infos-com/ Pixabay 23/06/2023 - óleo de canabis, canabidiol, cbd, thc. Foto: CBD-Infos-com/ Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
De acordo com o levantamento realizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, o número de usuários de drogas chegou a 292 milhões em todo o mundo em 2022. Em 2012, eram 228 milhões. Um crescimento de 20%.
Entre as substâncias, a cannabis aparece como a droga mais utilizada: são 228 milhões de usuários. Em seguida são os opioides. Sessenta milhões de pessoas consomem remédios com potente ação analgésica e sedativa, como heroína, codeína e morfina; alguns com potencial 50 vezes mais viciante do que a própria heroína, como o fentanil. O relatório estima ainda que as anfetaminas tenham 30 milhões de usuários; a cocaína, 23 milhões; e o ecstasy, 20 milhões.
Em 2022, a estimativa é que sete milhões de pessoas tiveram contato formal com a polícia por delitos relacionados a drogas, sendo que cerca de dois terços desse total se devem ao uso ou posse de drogas para uso.
O relatório aponta ainda que o surgimento de novos produtos sintéticos e um recorde de oferta e demanda de outras drogas agravaram os impactos globalmente, como o aumento nos transtornos relacionados ao uso de drogas e danos ambientais. Segundo o documento, a resposta para o combate e tratamento não segue a mesma velocidade.
Apesar de 64 milhões de pessoas em todo o mundo sofrerem de transtornos relacionados ao uso de drogas, apenas uma em cada 11 está em tratamento. E as mulheres aparecem como grupo com menos acesso a esses tratamentos.
São uma em cada 18 mulheres com transtornos relacionados ao uso de drogas recebendo algum tipo de apoio, enquanto no universo masculino são um em cada sete homens.
![Reuters/Davi Pinheiro/Direitos reservados Trabalhador do campo usa pesticida e agrotóxico em plantação.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Remédios, comprimidos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 22/01/2025 - Termômetro no centro de São Paulo marca temperatura alta no início da tarde. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil parto](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)