Cannabis é a droga mais utilizada no mundo, aponta levantamento da ONU
São 228 milhões de usuários. Já opioides aparecem em segundo lugar
Publicado em 26/06/2024 - 16:12 Por Madson Euler, repórter da Rádio Nacional - São Luís
De acordo com o levantamento realizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, o número de usuários de drogas chegou a 292 milhões em todo o mundo em 2022. Em 2012, eram 228 milhões. Um crescimento de 20%.
Entre as substâncias, a cannabis aparece como a droga mais utilizada: são 228 milhões de usuários. Em seguida são os opioides. Sessenta milhões de pessoas consomem remédios com potente ação analgésica e sedativa, como heroína, codeína e morfina; alguns com potencial 50 vezes mais viciante do que a própria heroína, como o fentanil. O relatório estima ainda que as anfetaminas tenham 30 milhões de usuários; a cocaína, 23 milhões; e o ecstasy, 20 milhões.
Em 2022, a estimativa é que sete milhões de pessoas tiveram contato formal com a polícia por delitos relacionados a drogas, sendo que cerca de dois terços desse total se devem ao uso ou posse de drogas para uso.
O relatório aponta ainda que o surgimento de novos produtos sintéticos e um recorde de oferta e demanda de outras drogas agravaram os impactos globalmente, como o aumento nos transtornos relacionados ao uso de drogas e danos ambientais. Segundo o documento, a resposta para o combate e tratamento não segue a mesma velocidade.
Apesar de 64 milhões de pessoas em todo o mundo sofrerem de transtornos relacionados ao uso de drogas, apenas uma em cada 11 está em tratamento. E as mulheres aparecem como grupo com menos acesso a esses tratamentos.
São uma em cada 18 mulheres com transtornos relacionados ao uso de drogas recebendo algum tipo de apoio, enquanto no universo masculino são um em cada sete homens.
Tradução: Samia Mendes - Edição: Leyberson Pedrosa