Cannabis é a droga mais utilizada no mundo, aponta levantamento da ONU

São 228 milhões de usuários. Já opioides aparecem em segundo lugar

Publicado em 26/06/2024 - 16:12 Por Madson Euler, repórter da Rádio Nacional - São Luís

De acordo com o levantamento realizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, o número de usuários de drogas chegou a 292 milhões em todo o mundo em 2022. Em 2012, eram 228 milhões. Um crescimento de 20%.
 
Entre as substâncias, a cannabis aparece como a droga mais utilizada: são 228 milhões de usuários. Em seguida são os opioides. Sessenta milhões de pessoas consomem remédios com potente ação analgésica e sedativa, como heroína, codeína e morfina; alguns com potencial 50 vezes mais viciante do que a própria heroína, como o fentanil. O relatório estima ainda que as anfetaminas tenham 30 milhões de usuários; a cocaína, 23 milhões; e o ecstasy, 20 milhões.
 
Em 2022, a estimativa é que sete milhões de pessoas tiveram contato formal com a polícia por delitos relacionados a drogas, sendo que cerca de dois terços desse total se devem ao uso ou posse de drogas para uso.
 
O relatório aponta ainda que o surgimento de novos produtos sintéticos e um recorde de oferta e demanda de outras drogas agravaram os impactos globalmente, como o aumento nos transtornos relacionados ao uso de drogas e danos ambientais. Segundo o documento, a resposta para o combate e tratamento não segue a mesma velocidade.
 
Apesar de 64 milhões de pessoas em todo o mundo sofrerem de transtornos relacionados ao uso de drogas, apenas uma em cada 11 está em tratamento. E as mulheres aparecem como grupo com menos acesso a esses tratamentos.
 
São uma em cada 18 mulheres com transtornos relacionados ao uso de drogas recebendo algum tipo de apoio, enquanto no universo masculino são um em cada sete homens. 

Tradução: Samia Mendes -  Edição: Leyberson Pedrosa

Últimas notícias
Economia

Apoio financeiro RS: adesão para trabalhadores domésticos começa hoje

O pagamento equivalente a dois salários-mínimos vai ser efetuado pela Caixa Econômica Federal, conforme a data de adesão.

Baixar arquivo
Geral

Brasil é um dos destinos mais receptivos para turistas LGBTQIA+

É o que revelou uma pesquisa internacional, realizada em sete países, por uma multinacional responsável por uma rede de hotéis. Além do Brasil, México e Argentina também foram reconhecidos pela pesquisa como os países mais receptivos à comunidade. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet prevê frio intenso no Sul do país nesse fim de semana

A previsão é de que, pelo menos até a próxima segunda-feira, as temperaturas mínimas fiquem entre 0 e 5ºC na região Sul.

Baixar arquivo
Saúde

Escoliose: 6 milhões de brasileiros sofrem com desvio na coluna

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a escoliose acomete cerca de 2% da população mundial e afeta desde crianças a idosos. 

Baixar arquivo
Cultura

Plataforma digital documenta diversidade do artesanato maranhense

O acervo traz 43 mil imagens, 200 vídeos e gráficos, além de um glossário exclusivo com os termos e medidas utilizados pelos artesãos. Mais de 2 mil povoados foram visitados para fazer o levantamento.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição comemora 35 anos do CCBB Rio; um espaço, uma viagem no tempo

A riqueza histórica do prédio do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro poderá ser conhecida em detalhes na exposição “Primeiro de Março 66: Arquitetura de Memórias” — que será inaugurada neste sábado (29), no próprio centro cultural, marcando as comemorações de 35 ano

Baixar arquivo