Biden anuncia desistência da campanha presidencial nos EUA

Anúncio foi feito em comunicado no X

Publicado em 21/07/2024 - 16:32 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

O presidente norte-americano Joe Biden anunciou neste domingo (21) que vai desistir de concorrer à reeleição ao cargo. Pela sua conta na rede social oficial, ele publicou uma carta assinada, endereçada ao povo americano, onde destacou pontos de seu governo iniciado em janeiro de 2021 e, em seguida, dedicou parte do texto aos motivos de sua desistência do pleito. 

Biden destacou que foi a maior honra de sua vida servir como presidente. E que, embora tenha sido sua intenção buscar a reeleição, disse acreditar que é do interesse de seu partido e do país que ele se retire e se concentre exclusivamente no cumprimento das suas funções como presidente durante o resto do mandato.

Em outro trecho, Joe Biden agradece a todos aqueles que trabalharam no projeto de reeleição, à vice-presidente Kamala Harris e ao povo americano. Na carta, ele também fala que fará um pronunciamento à nação ao longo desta semana, trazendo detalhes sobre sua decisão. 

O anúncio de Biden segue-se a uma onda de pressão pública e de parlamentares democratas e membros ​​do partido para que ele desistisse da corrida após desempenho fraco em um debate televisivo no mês passado contra o rival republicano Donald Trump.

O Partido Democrata deve anunciar quem vai ser o novo candidato na disputa contra Trump. Especialistas apontam que a vice-presidente, Kamala Harris, de 59 anos, aparece como a substituta natural de Biden. 

Logo em seguida à publicação da Carta, Biden fez uma outra publicação pela sua conta oficial no "X", antigo Twitter, onde afirmou o seguinte: "Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso", fecha aspas. 

O mandato de Joe Biden, de 81 anos, que é o 46º presidente dos Estados Unidos, segue até janeiro de 2025.

Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo