Blinken e Guterres pedem transição pacífica na Venezuela

Publicado em 08/08/2024 - 13:36 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, conversou,  nessa quarta-feira, com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, para discutirem o "restabelecimento das normas democráticas" na Venezuela, em coordenação com parceiros internacionais. Blinken reafirmou haver "evidências contundentes" de que o candidato opositor Edmundo González derrotou o presidente Nicolás Maduro e que os esforços devem se concentrar em uma "transição pacífica".

Também nessa quarta, Nicolás Maduro recebeu uma ligação do Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan,  que parabenizou o venezuelano pelos resultados eleitorais oficiais. As informações são do Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil.

Enquanto isso, o partido Vente Venezuela, da líder da oposição, María Corina Machado, divulgou um vídeo, onde Flor Oropeza denuncia a prisão e desaparecimento da filha. María Oropeza, coordenadora regional do partido, gravou as imagens do momento em que teve a casa arrombada e foi conduzida  por homens que, segundo a denúncia, seriam ligados ao governo Maduro.

Nesta quinta-feira, o número de detenções desde o início dos protestos subiu para 1.229 pessoas, conforme registros da organização de direitos humanos, Foro Penal.

Edição: Roberta Brito / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo
Geral

Grito dos Excluídos marca 30 anos em defesa dos direitos humanos

Com o tema, “Vida em Primeiro Lugar! Todas as formas de vida importam, mas quem se importa?”

Baixar arquivo
Geral

"Um bom momento para Nacionalidade" diz Barroso sobre o 7 de setembro

A presença dos chefes dos 3 Poderes – Barroso, o presidente Lula, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, comprova isso, na opinião do ministro.

Baixar arquivo