Rússia bombardeia regiões da Ucrânia; em Gaza, bebês são transferidos

Publicado em 26/08/2024 - 20:11 Por Iara Balduíno - TV Brasil - Brasília

A Rússia bombardeou diversas regiões da Ucrânia. Foi o maior ataque aéreo russo contra a Ucrânia desde o início da guerra, há dois anos e meio. O presidente ucraniano Volodimyr Zelensky afirmou que foram lançados mais de 100 mísseis e 100 drones apenas nesta segunda-feira (26). Em Kiev, os moradores tiveram que se abrigar nos metrôs. Em Odessa, os ataques mataram ao menos 5 pessoas e deixaram parte da região sem energia elétrica. Em Dnipro, ao menos 1 civil foi morto. O kremlin afirmou que os bombardeios são uma resposta aos ataques ucranianos contra a região russa de Kursk.

Transferência de bebês em Gaza 

Em Gaza, bebês prematuros tiveram que ser transferidos do hospital de Al-Aqsa, no centro da cidade de Gaza, para o hospital Nasser em Khan Younis. A retirada ocorre por causa de uma ordem dada por Israel na noite deste domingo para que a população deixasse áreas que antes eram consideradas zonas seguras. Milhares de famílias começaram uma nova migração hoje. Neste domingo o Hamas, grupo extremista que controla a Faixa de Gaza também afirmou que não aceitará as novas condições importas por Israel para um cessar-fogo. A guerra entre Israel e o hamas já causou a morte de mais de 40 mil palestinos.

Eleições Venezuela 

O conselho eleitoral da Venezuela afirmou hoje que acatou a decisão do tribunal de justiça do país e declarou que Nicolás Maduro foi o vencedor das eleições. Na sentença, a corte venezuelana também proibiu a divulgação das atas eleitoras, que vinha sendo cobrada pela oposição e pela comunidade internacional. No fim de semana, o presidente Lula também publicou um comunicado em que afirma que “a credibilidade do processo eleitoral somente poderá ser restabelecida mediante a publicação transparente dos dados desagregados por seção eleitoral e verificáveis”. 

* Com informações da agência Reuters

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Esportes

Viva Maria celebra a campanha vitoriosa do Brasil nas Paralimpíadas

O Brasil teve sua melhor campanha na história das Paralimpíadas nos Jogos de Paris, conquistando 89 medalhas. O país ficou, pela primeira vez, entre os cinco países com mais pódios. Para celebrar esse recorde, o Viva Maria conversa com a jornalista Marília Arrigoni, apresentadora do programa Copa Delas, na TV Brasil. 
 

Baixar arquivo
Saúde

Especial da Rádio Nacional aborda Setembro Amarelo e saúde mental

Qual o impacto que as redes sociais podem ter na vida de um universitário? Para a estudante de psicologia da Universidade Federal Fluminense Bruna Silva, depende do uso.

Baixar arquivo
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo