Em 2024, América do Sul quebra recorde com 346 mil focos de incêndio

Giro internacional - ouça essa e outras notícias do mundo

Publicado em 20/09/2024 - 18:05 Por Pedro Moreira - TV Brasil - Brasília

Argentina: Na Argentina, um incêndio florestal na província de Córdoba, no norte, obrigou 54 pessoas a deixarem suas casas. Dois imóveis foram destruídos e rodovias precisaram ser bloqueadas. De acordo com o INPE, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, nos treze países da América do Sul já foram registrados, neste ano, mais de 346 mil focos de incêndio, ultrapassando o recorde anterior de 2007.

Reino Unido: No Reino Unido, a loja de departamento de luxo Harrods pediu desculpas após a rede BBC revelar uma série de acusações de abuso sexual e estupro contra o bilionário egípcio Mohamed Al-Fayed, que foi proprietário da loja até 2010. Mohamed Al-Fayed morreu no ano passado, aos 94 anos. Ele era pai de Dodi Al-Fayed, namorado da princesa Diana. A BBC reuniu os depoimentos de 20 ex-funcionárias, mas acredita-se que as vítimas possam passar de uma centena.

Líbano: No Líbano, um bombardeio israelense na capital matou 14 pessoas e feriu outras 66. O número de vítimas pode aumentar, e equipes de resgate ainda atuam nos escombros de dois prédios. O exército de Israel afirmou que, no ataque, matou o principal comandante militar do Hezbollah, Ibrahim Aqil, e outros líderes do grupo. Em resposta, o Hezbollah lançou mais de 140 foguetes contra Israel. A troca de fogo entre os dois lados se intensificou nos últimos dias após a explosão de centenas de dispositivos de comunicação usados pelo Hezbollah.

Palestina: No território palestino da Cisjordânia, ocupado por Israel, soldados israelenses foram filmados jogando três homens, aparentemente mortos, da laje de um prédio de dois andares. Um dos soldados empurra um dos corpos com o pé do alto do edifício. Os vídeos vieram à tona nesta quinta-feira, após uma operação do exército israelense na cidade de Qabatiya. Na ação, sete palestinos morreram e ao menos 18 ficaram feridos. As imagens provocaram forte reação da comunidade internacional. Israel afirmou que o incidente é grave e que não condiz com os valores de suas forças armadas. Uma investigação foi aberta.

*Com informações da agência Reuters

Últimas notícias
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Geral

Dep. Glauber Braga e estudantes são detidos em desocupação da Uerj

A Justiça autorizou o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupavam o campus Maracanã da Uerj. Os estudantes ocupavam há 56 dias edifícios da universidade em protesto contra mudanças nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) e alguns estudantes foram detidos na ação. 

Baixar arquivo
Saúde

Transplantes aumentam, mas falar de doação de órgãos segue sendo tabu

Somente nos seis primeiros meses desse ano, foram realizados pelo Sistema Único de Saúde, mais de 14 mil transplantes (SUS), mas, apesar do crescimento, falar sobre doação de órgãos ainda é um tabu para muito. Para tentar desmistificar o assunto, foi lançada pelo ministério uma campanha com o tema: “Doação de órgãos: precisamos falar sim”, que alerta para a necessidade de se tratar do assunto. 

Baixar arquivo