Giro: pesquisa aponta empate e cenário indefinido nas eleições dos EUA
Nos Estados Unidos, a 20 dias da eleição presidencial, uma nova pesquisa de intenção de votos, divulgada hoje (16), continua a mostrar um cenário indefinido.
Em uma nova pesquisa da agência de notícias Reuters e do Instituto Ipsos, permanece o empate técnico. A vice-presidente Kamala Harris, do Partido Democrata, tem 45% das intenções de votos. E o ex-presidente, Donaldo Trump, do Partido Republicano, 42%. A margem de erro é de até quatro pontos percentuais. Dos 50 estados americanos, a disputa segue indefinida em sete. O dia oficial da eleição é 5 de novembro, mas 46 estados já iniciaram o processo de votação, seja pelo correio ou presencialmente.
Alistamento militar na Coreia do Norte
A mídia estatal da Coreia do Norte afirmou que cerca de 1,4 milhão de jovens se candidataram para ingressar ou retornar ao exército apenas em dois dias. Teria sido uma resposta da população ao aumento da tensão com a Coreia do Sul. Os números são difíceis de serem verificados. No passado, Pyongyang fez declarações semelhantes, sobre corridas em massa ao serviço militar.
Terremoto na Turquia
Na Turquia, um terremoto de magnitude 5,9 com epicentro na província de Malatya, no leste, derrubou prédios, mas não deixou vítimas fatais. Cerca de 190 pessoas foram tratadas em hospitais de seis províncias. O tremor também foi sentido em partes da Síria.
Explosão na Nigéria
Na Nigéria, 147 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas, depois que um caminhão-tanque explodiu. O veículo tinha capotado e, apesar da tentativa da polícia de isolar a área, uma multidão tentava coletar o combustível que vazava, quando o fogo começou. O acidente ocorreu no estado de Jigawa, no norte, a cerca de 530 quilômetros da capital Abuja. Muitas das vítimas foram enterradas em um funeral coletivo.