Supremo firma regras para troca de dados fiscais entre Ministério Público, Receita e UIF

Ministério Público, Receita e UIF

Publicado em 04/12/2019 - 17:57 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Supremo Tribunal Federal concluiu nesta quarta-feira o julgamento sobre o compartilhamento de dados da Receita Federal e da UIF, Unidade de Inteligência Financeira, antigo Coaf, com o Ministério Público Federal. Os ministros julgavam se a troca de informações violava a Constituição, que determina sigilos bancário e fiscal.


O plenário decidiu que o Ministério Público e as polícias podem ter acesso tanto aos relatórios de inteligência financeira quanto às informações recebidas legalmente pela Receita Federal em processos criminais. Mas é preciso respeitar três regras: preservar o sigilo das informações; que as comunicações entre as instituições sejam por meio de um procedimento formal; e que a Justiça possa intervir nesse compartilhamento para evitar possíveis abusos.


No caso concreto, os ministros aceitaram o recurso do Ministério Público contra a decisão da segunda instância da Justiça, que tinha anulado a condenação de um dono de posto de gasolina em São Paulo, por sonegação fiscal. A investigação começou quando a Receita Federal repassou informações diretamente aos procuradores.


Foram cinco sessões plenárias até a conclusão do julgamento, na semana passada. Nesta quarta, os ministros só discutiram a tese, as regras que vão valer para os demais processos judiciais na esfera criminal. Isso porque a decisão tem a chamada repercussão geral e deve ser aplicada a todos os casos parecidos.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo