MPF denuncia jornalista Glenn Greenwald e mais seis por invasão de celulares

Operação Spoofing

Publicado em 21/01/2020 - 16:26 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O Ministério Público Federal denunciou o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, responsável pelo site The Intercept Brasil, e outras seis pessoas por suposto envolvimento na invasão de celulares de autoridades.

 

A denúncia foi apresentada nesta terça-feira (21) à Justiça Federal. O caso faz parte da Operação Spoofing. São apontados indícios dos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e interceptação telefônica ilegal.

 

Segundo a denúncia, assinada pelo procurador da República Wellington Divino de Oliveira, Greenwald teria auxiliado, orientado e incentivado as atividades criminosas do grupo e destacou que respeitou a decisão do ministro do STF Gilmar Mendes, que, em agosto do ano passado, determinou que Greenwald não fosse investigado, a pedido do partido Rede Sustentabilidade.

 

O procurador, no entanto, resolveu denunciar o jornalista depois que, em um áudio encontrado em um computador na casa de um dos hackers invasores de celulares de autoridades, Greenwald teria orientado a destruição de mensagens que ligavam os hackers ao Intercept, após as primeiras notícias sobre a invasão do celular do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

 

O MPF informou que a denúncia foi encaminhada à Procuradoria-Geral da República, para eventual pedido para que seja revogada a liminar do Supremo que impede o jornalista de ser investigado.

 

A defesa do jornalista Greenwald disse, em nota, que recebeu a informação sobre a denúncia "com perplexidade", e que desrespeita a autoridade da medida cautelar concedida pelo Supremo Tribunal Federal.

Últimas notícias
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo