Começa no STF julgamento sobre descriminalização do aborto em casos de microcefalia

Microcefalia

Publicado em 24/04/2020 - 16:07 Por Dayana Vítor - Brasília

Após quase quatro anos no Supremo Tribunal Federal, poderá ter um desfecho até o próximo dia 30 uma ação Direta de Inconstitucionalidade da Associação Nacional de Defensores Públicos, que solicita a possibilidade de aborto, em casos de bebês com microcefalia.

 

A sessão virtual para julgar a questão começou nesta sexta-feira, com prazo para recebimento de votos até o último dia deste mês. Cinco ministros já votaram contra a interrupção da gravidez em casos de fetos com desenvolvimento cerebral incompleto.

 

A relatora da ação, a ministra Carmem Lúcia, foi contrária à proposta de descriminalizar o aborto  em casos de microcefalia. Assim como os ministros Dias Toffoli, Edson Fachi, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também divulgou nota contra a ação e em defesa da vida. O arcebispo de Olinda e Recife, em Pernambuco, dom Fernando Saburido, detalha o posicionamento da CNBB.

 

 

Quando a ação que pede a descriminalização do aborto em casos de microcefalia foi proposta, o Brasil estava no auge da epidemia de zika. Os argumentos naquela época, no ano de 2016, eram que o poder público estaria sendo omisso no combate e prevenção à doença. Por essa razão, pedia que as gestantes infectadas com a zika pudessem interromper a gravidez, sem serem punidas criminalmente. Mas o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, Pedro Paulo Coelho,  explica que a medida não se resume a esse ponto.

 

No começo deste mês, o presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que garante o pagamento de pensão mensal vitalícia, no valor de um salário mínimo, para crianças com problemas decorrentes da doença nascidas entre 1° de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2019.

Últimas notícias
Geral

RJ: Polícia Civil agora afima que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo
Justiça

Jovem consegue na justiça direito de viajar com cão de apoio emocional

Após idas e vindas, o jovem Arthur França finalmente vai  conseguir embarcar com seu cão de suporte emocional e assistencial em um voo que parte, nesta quinta-feira, de Brasília para  São Paulo.

Baixar arquivo