Justiça nega suspensão de monitoramento em São Paulo

Pandemia

Publicado em 17/04/2020 - 14:25 Por Nelson Lin - São Paulo

O Superior Tribunal de Justiça negou  pedido de habeas corpus de um advogado de Tupã, interior paulista, que solicitava a suspensão do Sistema de Monitoramento Inteligente do estado de São Paulo.

 

Esse sistema de monitoramento detecta a localização do GPS das pessoas por meio das operadoras de telefonia. Ele  é utilizado pelo governo para verificar o nível de isolamento social em todo o estado para depois planejar medidas contra a disseminação do coronavírus.

 

Na argumentação do advogado, o governo teria com o uso desse sistema, acesso aos dados privados de todos os usuários de telefone. O que, segundo ele,  violaria o artigo 7º do Marco Civil da Internet que assegura o direito à privacidade e inviolabilidade das comunicações.

 

A ministra Laurita Vaz, por sua vez, entendeu que o sistema de monitoramento não viola o direito de ir e vir das pessoas, tampouco traz perigo iminente à liberdade como está descrito no artigo 5º da Constituição Federal. Diz ainda a ministra, na decisão, que o processo movido pelo advogado  se constituiu como mera possibilidade de constrangimento sem que houvesse elementos categóricos para a tal ameaça à liberdade.

 

De acordo com dados do monitoramento de São Paulo, o índice de isolamento social na capital e em todo estado está na faixa dos 50% desde a última segunda-feira (13). A meta do governo é que o isolamento fique em 70% para que o sistema de saúde não seja sobrecarregado com os casos de coronavírus.

Últimas notícias
Educação

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economia

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justiça

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo