STF determina entrega de 68 respiradores adquiridos pelo governo do Maranhão
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a entrega de 68 ventiladores pulmonares adquiridos pelo Governo do Maranhão.
Os aparelhos foram comprados no ano passado de uma empresa hospitalar em Santa Catarina e não chegaram ao Maranhão porque foram requisitados pelo Ministério da Saúde.
A decisão do STF foi publicada nesta quarta-feira (22) e atende a uma ação com pedido de tutela de urgência feita pelo estado.
Segundo o governo maranhense, os equipamentos, que hoje chegam a custar R$ 200 mil no mercado, foram comprados por menos de R$ 60 mil no ano passado. Os respiradores vão ajudar no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e permitir o aumento do número de leitos de UTI.
Na decisão, o ministro Celso de Mello deu 48h para que a empresa catarinense entregue os aparelhos.
Além da ampliação no número de leitos exclusivos, o governo do Maranhão tem buscado adquirir novos respiradores pulmonares para os casos mais graves da Covid-19.
Na semana passada, 107 respiradores chineses chegaram ao estado e já estão sendo usados. A aquisição dos equipamentos só foi possível por causa de uma grande operação montada pelo governo estadual, com o apoio de empresas, para evitar que o material fosse confiscado.