STF suspende julgamento sobre mudanças na tramitação de medidas provisórias durante pandemia

Medidas Provisórias

Publicado em 22/04/2020 - 19:32 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Supremo Tribunal Federal começou a julgar nessa quarta-feira duas ações que podem alterar as regras de edição e tramitação de medidas provisórias. São duas ADPFs, arguições de descumprimento de preceito fundamental.


Em uma delas, o partido Progressistas, antigo PP, pede a suspensão dos prazos de tramitação das medidas provisórias que não tenham a ver com o combate à Covid-19. Atualmente, as MPs entram em vigor no dia da publicação no Diário Oficial da União e precisam ser analisadas pelo Congresso Nacional em até 120 dias. Se o prazo terminar antes do fim da análise pelos parlamentares, a medida provisória caduca.


Na outra ADPF, o presidente Jair Bolsonaro pede que o Supremo considere constitucional a reedição de medidas provisórias durante a pandemia. A regra em vigor é que as MPs rejeitadas ou que caducarem só podem ser reeditadas na legislatura seguinte.


O ministro relator, Alexandre de Moraes, já havia concedido liminar para autorizar que, durante o período de emergência em saúde pública, Câmara e Senado fizessem sessões eletrônicas e que as medidas provisórias fossem votadas apenas nos plenários das duas Casas. Ou seja, sem a necessidade de tramitar nas comissões mistas. Bastaria apenas a elaboração de um parecer dos relatores em cada casa. Moraes também rejeitou o pedido para prorrogar a vigência das medidas provisórias.


Após o pedido de vista, Dias Toffoli suspendeu o julgamento, que ainda não tem data para ser retomado.


Ainda sobre o novo coronavírus, a Advocacia-Geral da União voltou a pedir que o Supremo autorize o governo federal a intervir nas regras de quarentena determinadas por municípios, estados e pelo Distrito Federal. Também não existe previsão para o julgamento desse pedido.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo