Celso de Mello decide nesta semana se retira sigilo do vídeo de reunião entre Bolsonaro e ministros

Reunião entre Bolsonaro e ministros

Publicado em 18/05/2020 - 21:20 Por Victor Ribeiro - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello informou que vai decidir, ainda esta semana, se mantém ou retira o sigilo do vídeo da reunião que ocorreu no Palácio do Planalto, no dia 22 de abril.  A gravação faz parte do inquérito que investiga as declarações do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro sobre uma possível interferência política do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal.


De acordo com Moro, as provas seriam as conversas durante essa reunião com cerca de 40 participantes, incluindo Bolsonaro e ministros de Estado. Há uma semana, o governo entregou o vídeo para a Polícia Federal. Na terça-feira passada, as imagens foram exibidas para representantes da Advocacia-Geral da União, da Procuradoria-Geral da República, para os delegados que conduzem a investigação e para Sergio Moro.


O ministro Celso de Mello, que é o relator do inquérito no Supremo, tem trabalhado de casa, em São Paulo, devido às medidas de afastamento social. Por motivo de segurança, a gravação continua em Brasília. Na tarde dessa segunda-feira, a PF levou o pen drive com o vídeo até o gabinete do relator. No começo da noite, o chefe de gabinete e um juiz auxiliar abriram o vídeo em um computador e o ministro acompanhou simultaneamente a transmissão, direto da casa dele.


Também nessa segunda, muita gente relatou dificuldade de acessar o portal do Supremo Tribunal Federal na internet, no começo da tarde. Quem acessava o site via um alerta de que o sistema havia sofrido uma invasão.


A assessoria de comunicação da Corte informou que o sistema de informática do Supremo passou por testes com novas soluções de segurança. E que, em alguns casos, o portal pode ter apresentado falso positivo de invasão, mas foi apenas uma reação do sistema. A assessoria acrescentou que esse teste de segurança é um procedimento de rotina e não teve relação com a exibição do vídeo.

Últimas notícias
Saúde

OMS abre consulta para mudar nome da varíola dos macacos

A nomeação das espécies de vírus é de responsabilidades do Comitê Internacional de Taxonomia de vírus

Baixar arquivo
Saúde

Diabetes gestacional pode trazer mais riscos na hora do parto

O problema ocorre devido a mudanças hormonais que a mulher sofre durante a gestação

Baixar arquivo
Justiça

Termina quinta-feira o prazo para requerer voto em transito

Podem requerer o benefício os eleitores que não poderão estar no domicílio eleitoral no dia da votação, que será em 2 de outubro, para o primeiro turno; e 30 de outubro, onde houver segundo turno.

Baixar arquivo
Política

Eleições 2022: enquetes e sondagens estão proibidas

O tribunal define enquete ou sondagem como levantamento de opiniões sem a utilização de um método científico

Baixar arquivo
Educação

Prouni 2022: prazo para documentação vai até 24 de agosto

A apresentação da documentação pode ser feita presencialmente ou virtualmente a depender da instituição de ensino

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Exoesqueleto robótico auxilia a recuperação do movimento das pernas

A ideia do ExoTAO é o de ser uma órtese inteligente, um exoesqueleto robótico que ajude pessoas que perderam o movimento das pernas a recuperarem a capacidade de locomoção.

Baixar arquivo