Diplomatas da Venezuela podem ficar no Brasil até o fim da pandemia, decide Barroso

STF

Publicado em 17/05/2020 - 11:41 Por Beatriz Evaristo - Brasília

A permanência dos diplomatas venezuelanos no Brasil está garantida enquanto durar o estado de calamidade pública e emergência da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi confirmada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, nesse sábado (16).

 

O corpo diplomático venezuelano está lotado na Embaixada da Venezuela em Brasília e nos consulados em Belém, Boa Vista, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

O ministro levou em conta orientações da Organização Mundial de Saúdepara o controle da propagação da Covid-19. 

 

De acordo com a decisão, não só no Brasil, mas em outros países, a recomendação é que os deslocamentos sejam, tanto quanto possível, evitados. 

 

O ministro disse reconhecer que o Executivo tem autoridade sobre a questão, mas considera que uma retirada imediata seria uma violação a convenções de direitos humanos e de relações diplomáticas do qual o Brasil faz parte.

 

O Ministério das Relações Exteriores comunicou, por meio de ofício, a retirada compulsória dos diplomatas venezuelanos e familiares no fim de abril e deveria ser cumprida até o dia 2 de maio. Mas, a Venezuela se recusou a retirar os funcionários do país.

 

Na ocasião, o STF expediu uma liminar garantindo a permanência do corpo diplomático venezuelano no Brasil.

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Voleibol: Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo