Adélio Bispo deve ficar em Penitenciária Federal de Campo Grande, decide ministro do STJ
Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça determinou que Adélio Bispo de Oliveira permaneça na penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
O ministro do STJ, Joel Ilan Paciornik, decidiu que o autor da facada contra Jair Bolsonaro, em 2018, fique na penitenciária até que o tribunal julgue definitivamente o caso. A data do julgamento ainda não foi definida.
O despacho ocorreu mais de três meses após a Justiça Federal ter decidido que Adélio deveria ser transferido a um local adequado para o tratamento psiquiátrico. O que não aconteceu.
Em março, o juiz Dalton Conrado, da Justiça Federal em Campo Grande, decidiu que Adélio não poderia continuar preso no presídio federal. Mas o juiz Bruno Savino, da 3ª Vara da Justiça Federal em Juiz de Fora, onde o atentado ocorreu, enviou o caso para ser decidido pelo STJ.
Segundo o magistrado, o hospital psiquiátrico de Barbacena, em Minas Gerais, informou que não tem vagas disponíveis e que não há como garantir a segurança do local.
Adélio Bispo foi absolvido pela facada em junho do ano passado depois que o processo criminal considerou ele inimputável, pessoa que não pode ser punida, por causa de transtorno mental. A defesa de Adélio afirmou que ele agiu sozinho e que o ataque foi fruto de uma mente atormentada e possivelmente desequilibrada.
Nesta semana, a Justiça Federal em Minas Gerais decidiu arquivar, temporariamente, um segundo inquérito aberto para apurar a participação de terceiros no atentado contra o então candidato Jair Bolsonaro.
Na decisão, o juiz Bruno Savino, da 3ª Vara Federal em Juiz de Fora, aceitou o pedido de arquivamento feito pelo Ministério Público Federal. Para o órgão, as investigações também apontam que Adélio agiu sozinho e não há indício de que ele tenha encontrado um cúmplice ou que tenha recebido dinheiro para cometer o atentado contra Bolsonaro.
O juiz também decidiu que o inquérito poderá ser reaberto se novas provas aparecerem.
![Meta/Divulgação Brasília (DF), 08/01/2025 - Logo da empresa Meta. Facebook, Messenger, Instagram, Whatsapp. Foto: Meta/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 08/11/2024 - Chuva forte no centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reprodução/ Instagram/ CBMMG Ipatinga 12/01/2025 Ipatinga teve diversos pontos de deslizamentos e alagamentos devido à chuva da madrugada deste domingo (12)
Crédito: Reprodução/ Instagram/ CBMMG](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![KimonosDojo/Divulgação Brasília (DF) 13/01/2025 - O Krav Maga foi desenvolvido por Imi Lichtenfeld, um jovem lutador de rua que nasceu em Budapeste, na Hungria, em 1910.
Foto: KimonosDojo/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rosinei Coutinho/SCO/STF Sessão plenária do STF. 29/02/2024 - Ministro Flávio Dino na sessão plenária do STF. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Staff Images/Cruzeiro/Direitos Reservados Londrina, cuzeiro, série b, Campeonato Brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)