Ministro da Educação presta depoimento à Polícia Federal por acusação de racismo

Polícia Federal

Publicado em 04/06/2020 - 21:34 Por Victor Ribeiro - Brasília

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, esteve nessa quinta-feira na sede da Polícia Federal em Brasília. A pedido do procurador-geral da República Augusto Aras, o ministro tinha sido intimado a depor sobre uma postagem nas redes sociais, na qual insinuava que a China poderia se beneficiar da crise mundial causada pela pandemia da Covid-19.


Augusto Aras viu indícios de crime de racismo e pediu que a Polícia Federal investigasse a conduta de Weintraub. A defesa do ministro pediu ao Supremo Tribunal Federal que ele pudesse escolher a data e o local do depoimento. Na noite dessa quarta-feira, o ministro do Supremo Celso de Mello disse que Abraham Weintraub só teria esse direito se fosse depor como testemunha, mas ele é investigado no caso.


O depoimento do ministro da Educação estava marcado para as 15h. Ele chegou pouco depois das 14h20 e permaneceu na sede da polícia durante uma hora. Ao sair, Weintraub não falou com a imprensa, mas com um grupo de apoiadores. E defendeu a liberdade de expressão.


A deputada federal Carla Zambelli, do PSL de São Paulo, também prestou depoimento à Polícia Federal na tarde dessa quinta. Mas foi sobre outro inquérito, o que investiga a divulgação de fake news, ofensas e ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal e aos familiares deles. Ao deixar o local, Zambelli também defendeu a liberdade de expressão.


Abraham Weintraub também é investigado nesse inquérito das fake news. Na semana passada, a Polícia Federal foi até o gabinete dele, no Ministério da Educação, para tentar esclarecer declarações feitas na reunião do presidente Jair Bolsonaro com ministros, no dia 22 de abril. De acordo com o vídeo que registrou o encontro, Weintraub xingou e sugeriu a prisão dos 11 ministros do Supremo. No depoimento da semana passada, o ministro recorreu ao direito constitucional de manter o silêncio.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo