MPF e DPU pedem à Justiça volta da suspensão de atividades não essenciais no Pará

Pará

Publicado em 03/06/2020 - 15:03 Por Maíra Heinen - Brasília

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União voltaram a pedir à Justiça Federal no Pará a suspensão do comércio e outras atividades e serviços não essenciais em todo o Estado. Na segunda-feira, o Pará iniciou a retomada de atividades, após decreto estadual publicado no último domingo.

 

De acordo com o MPF, ao decidir relaxar as regras do isolamento, o governo do Pará ignorou informações de um dos estudos utilizados e não respeitou critérios da Organização Mundial da Saúde.

 

O MPF e a DPU acreditam ser precipitado considerar que a taxa de contágio no Pará está estável ou em diminuição, após avaliarem fatores e pesquisas científicas.

 

A OMS orienta que a flexibilização segura do isolamento social depende do controle efetivo da transmissão. Segundo a Organização, a covid-19 deve estar controlada a casos esporádicos; e novos casos devem estar reduzidos a um nível que o sistema de saúde consiga absorver.

 

Essas e outras informações e pesquisas de Universidades, como: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural da Amazônia e Universidade de São Paulo, foram compiladas e enviadas à Justiça Federal.

 

Para os procuradores e defensores públicos, qualquer medida no momento é inviável e perigosa.

 

A reportagem procurou o governo do estado, que ainda não respondeu aos pedidos de informação.

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo