Por unanimidade, TSE arquiva ação sobre outdoors contra a chapa Bolsonaro-Mourão

Por unanimidade

Publicado em 24/06/2020 - 09:45 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral arquivou a ação por suposto abuso de poder econômico contra a chapa de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, candidata à presidência em 2018.

 

A ação foi ajuizada pela coligação O Povo Feliz de Novo, liderada por Fernando Haddad e Manuela D'ávila, e pedia a cassação do mandato devido a instalação de outdoors no período pré-eleitoral a favor da chapa eleita. A legislação proíbe o uso desse tipo de propaganda pelos candidatos.

 

O Ministério Público Eleitoral identificou 179 outdoors a favor de Bolsonaro e Mourão em 25 estados brasileiros. Na ação, a coligação liderada pelo Partido dos Trabalhadores argumentou que o fato comprometeu o equilíbrio do pleito e que a semelhança das peças publicitárias seria suficiente para comprovar que houve uma coordenação para instalação dos outdoors.

 

As defesas de Bolsonaro e Mourão, por outro lado, argumentaram que eles não podem ser responsabilizados por atos praticados por terceiros; que não havia pedido de voto nos outdoors e que o conteúdo das peças estaria dentro dos limites da liberdade de expressão. A defesa ainda argumentou que não seria razoável imaginar que o fato tenha desequilibrado a eleição.

 

O relator do caso, ministro Og Fernandes, concluiu que não existe nos autos a comprovação de que os outdoors tenham sido instalados de forma orquestrada pela chapa eleita.

 

Além disso, Og Fernandes considerou que não é possível afirmar que as peças publicitárias foram capazes de interferir nas eleições e que, neste caso, configuraria apenas manifestação da cidadania de apoiadores, não caracterizando abuso do poder econômico. Todos os ministros seguiram o relator e o caso foi arquivado por unanimidade.

 

Outras cinco ações contra a chapa presidencial eleita em 2018 estão em andamento na Corte Eleitoral. Quatro delas apuram supostas irregularidades por disparos em massa de mensagens pelo aplicativo WhatsApp durante a campanha.

 

O tribunal informou que, nos próximos dias, deve julgar o pedido para juntar a essas ações os dados do inquérito aberto no STF que apura ofensas aos ministros e notícias fraudulentas contra o Supremo.

Últimas notícias
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo