MP-SP apresenta denúncia contra Alckmin por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e caixa 2

Alckmin

Publicado em 23/07/2020 - 14:11 Por Nelson Lin - São Paulo

O Ministério Público de São Paulo apresentou, nesta quinta-feira (23), denúncia contra o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB, por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e uso de caixa 2.

 

A denúncia faz parte das investigações da Lava Jato Eleitoral, fruto de 77 acordos de colaboração premiada firmados por executivos e funcionários do Grupo Odebrecht com a Procuradoria-Geral da República. Além de Alckmin, outras nove pessoas também foram denunciadas.


Segundo o Ministério Público, Alckmin teria recebido R$ 2 milhões não declarados da Odebrecth nas eleições de 2010 e R$ 9,3 milhões nas eleições de 2014. Cabe lembrar que, pelo fato da empreiteira integrar o consórcio da construção da linha laranja do metrô e fazer a gestão da rodovia Dom Pedro I, não poderia realizar doações à campanha do tucano. Por isso, a Odebrecth se utilizou de intermediários como doleiros e do setor de operações estruturadas. Ainda de acordo com o MP, esses repasses tinham como objetivo obter vantagens junto ao governo estadual.


Em nota, o diretório do PSDB reiterou sua confiança na idoneidade do ex-governador Geraldo Alckmin e acrescentou que, ao final do processo, os fatos serão devidamente esclarecidos. A defesa de Alckmin afirmou, por sua vez, que o ex-governador jamais foi procurado pelas autoridades para se manifestar sobre os fatos e que as conclusões do inquérito são apressadas e infundadas.

Últimas notícias
Economia

Paulo Guedes participa do Fórum Econômico Mundial, em Davos

Pela primeira vez, desde o início da pandemia de Covid-19, o Fórum Econômico Mundial faz a reunião presencialmente

Baixar arquivo
Geral

Prefeitura do Rio faz acordo com empresas de ônibus e mantém tarifa

Em reunião realizada na última sexta-feira, ficou acordado que a prefeitura vai assumir a bilhetagem e pagar um subsídio às empresas com base na quilometragem rodada, e não mais com base no número de passageiros transportados

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pessoas aptas para adoção são 8 vezes mais do que crianças disponíveis

Mas, série de exigências desses país mantém 4.104 crianças e adolescentes no país sem uma nova família

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: estado de emergência termina oficialmente neste domingo

A situação de emergência começou em fevereiro de 2020, antes que o surto de covid se transformasse em pandemia

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro diagnosticado com varíola dos macacos está em isolamento

O paciente tem 26 anos. Saiu de Portugal, passou pela Espanha e entrou na Alemanha

Baixar arquivo
Justiça

Justiça nega pedido de habeas corpus do ex-vereador Dr. Jairinho

A defesa pediu que sua prisão fosse substituída por monitoramento eletrônico. O ex-vereador está preso desde abril do ano passado, acusado da morte do menino Henry Borel, de 4 anos.

Baixar arquivo