Mais de 180 pessoas são presas em ação da Polícia Civil do RJ

A Operação Espoliador III cumpre mandados contra foragidos da Justiça

Publicado em 25/08/2020 - 12:45 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta terça-feira(25), a Operação Espoliador III para cumprir mandados de prisão contra autores de roubo, receptação e latrocínio foragidos da Justiça. Apenas durante a manhã, mais de 180 pessoas foram presas, a partir de inquéritos policiais das delegacias de todo o Estado. Quatro suspeitos foram mortos em confronto com os agentes.

Segundo as investigações, os crimes, em grande parte, estão vinculados a organizações criminosas de tráfico e milícia, que respondem por 79% dos roubos de veículos praticados na capital, 73% na Baixada Fluminense e 84% em Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana.

Quanto aos roubos de cargas, essas organizações participam de pelo menos 65% dos casos na capital, 64% na Baixada Fluminense e 62% em Niterói e São Gonçalo. Além disso, os grupos criminosos buscam aumentar seus lucros emprestando armas para a prática dos assaltos.

No ano passado, a Polícia Civil indiciou mais de 12.500 autores de roubos e prendeu cerca de 2.100 pessoas. Em 2020, com a pandemia da covid-19 e o isolamento social, o Instituto de Segurança Pública  apontou queda de 42% nos roubos de rua, 37% no roubo de veículos e de 34% nos de carga, no acumulado de janeiro a julho, em comparação com 2019.

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo