TJ-RJ suspende decreto da prefeitura que autorizava volta das aulas presenciais em escolas privadas

Nas escolas privadas

Publicado em 06/08/2020 - 22:49 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O  Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ)  determinou a suspensão de decreto da prefeitura do Rio, que permitiu a reabertura das escolas privadas, de forma voluntária,  a partir de 1º de agosto. A ação, movida pelo Ministério Publico e a Defensoria Publica do Estado, aponta que a reabertura das escolas neste momento traz  risco à vida e à saúde da coletividade, além de promover desigualdade de acesso à educação.

 

O procedimento também cita estudo da Fundação Oswaldo Cruz, que considera prematura a abertura das escolas no atual momento da pandemia no estado.

 

De acordo com a decisão da terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, a Prefeitura está proibida de emitir qualquer outro ato administrativo para promover o retorno das atividades educacionais presenciais nas creches e escolas privadas sob pena de multa diária de R$ 10 mil imposta ao prefeito Marcelo Crivella. 

 

Mês passado, o prefeito anunciou a retomada das atividades na rede privada, em agosto, para as turmas do  4º, 5º, 8º e 9º anos.

 

Nesta quinta-feira (6), em nota, a Prefeitura informou que  não determinou a retomada de aulas e não regula o retorno às atividades nas escolas da rede privada.  Segundo a nota, o decreto diz respeito à atuação da Vigilância Sanitária, que concede a autorização para reabertura das escolas. A prefeitura afirma ainda  que as próprias  escolas decidem se voltam ou não às aulas.

 

Um decreto do governador Wilson Witzel publicado nessa quinta-feira prorrogou até o dia 20 de agosto, as aulas presenciais nas escolas públicas e privadas e universidades de todo estado do Rio de Janeiro.

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo