logo Radioagência Nacional
Justiça

Crivella diz que vai recorrer de decisão que pode deixá-lo inelegível

Prefeito do Rio é julgado por realização de evento público em 2018
Baixar
Cynthia Cruz
22/09/2020 - 09:35
Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella anunciou que vai recorrer, caso o resultado parcial do julgamento, realizado nesta segunda-feira (21),  que pode deixá-lo inelegível até 2026 seja confirmado. Cinco dos seis desembargadores acompanharam o voto do relator, o desembargador Cláudio Del Ortto e decidiram condenar o prefeito pela realização de um evento político ocorrido em 2018.

Na ocasião, houve  um comício na quadra da escola de samba, que de acordo com as denúncias, foi usado para apresentar candidatos para servidores da Companhia de Limpeza Urbana, entre eles, o próprio filho do prefeito, Marcelo Crivella que concorria a deputado federal, mas não se elegeu. O aluguel para usar o espaço teria sido pago pela prefeitura. 

Mas o andamento foi interrompido porque o desembargador Vitor Marcelo Rodrigues pediu vista do processo e o voto portanto será dado na quinta-feira (24), quando deverá ser divulgada a decisão

A condenação votada pela maioria prevê o pagamento de multa no valor de R$ 106 mil e à inelegibilidade pelos próximos 8 anos, a contar de 2018.

No outro episódio que também era julgado, conhecido como o caso Fala com a Márcia o relator, votou pela improcedência dos pedidos de condenação, sendo acompanhado pelos demais. Neste caso, a acusação era de que o prefeito teria oferecido facilidades a pastores e líderes de igrejas, entre as quais cirurgias de cataratas e de varizes para fiéis, além de assistência a pastores que tivessem problemas com o IPTU em seus templos.

O prefeito é candidato à reeleição e pode concorrer ao cargo até que todos os recursos estejam esgotados.

 
x