Eleições 2020: número de mesários voluntários inscritos bate recorde

As inscrições para mesários podem ser feitas até dia 16 de setembro

Publicado em 04/09/2020 - 12:17 Por Dayana Vitor - Brasília

As inscrições dos interessados em atuar como mesários nas eleições municipais deste ano vão até o dia 16 de setembro mas já batem recorde de inscritos em vários estados e superam o número de voluntários de eleições anteriores.

As medidas de segurança adotadas nas eleições, que incluem equipamentos de proteção individual e materiais de esterilização, têm ajudado a atrair mesários voluntários.

Por exemplo, lá no Paraná, houve um acréscimo de mais de 98% na quantidade de interessados em ajudar nas eleições deste ano em comparação a de 2016.  O número de inscritos passou de 26 mil e 700 para mais de 52 mil. Já no Rio de Janeiro, o aumento foi de mais de 97%. Pulou de quase 12 mil candidatos para mais de 23 mil inscritos.

Outros exemplos são Tocantins e São Paulo. O primeiro estado já recebeu mais de 15 mil inscrições para mesários voluntários este ano. Em 2016, foram mais de 8 mil. Já São Paulo, tem 115 mil inscritos para trabalhar no pleito de novembro, contra pouco mais de 99 mil nas últimas eleições municipais.

Você deve estar se perguntando os motivos que levam tantas pessoas a se candidatam para a função de mesário voluntário em época de pandemia da covid-19, né? Além das medidas de segurança para evitar o novo coronavírus, quem trabalha como mesário têm direito a dois dias de folga para cada dia que passar nos treinamentos da Justiça Eleitoral ou trabalhando no dia da votação. O exercício da função de mesário também pode servir para desempate em um concurso público, se estiver especificado no edital.

Agora, se você também ficou interessado corre no site dos Tribunais Regionais Eleitorais ou pelo aplicativo e-título para se inscrever, porque ainda dá tempo.

*Texto e áudio atualizados para acréscimo de informação.

Ouça mais:

TSE amplia horário de votação nas eleições municipais em novembro

 

 

 


 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo