Juiz federal determina fim de garimpo ilegal em Aripuanã/MT

O magistrado quer um plano de ação de combate à atividade garimpeira

Publicado em 01/09/2020 - 14:29 Por Bianca Paiva - Brasília
Atualizado em 01/09/2020 - 15:10

O juiz federal Frederico Pereira Martins determinou o encerramento da atividade de garimpo ilegal que funciona em área da fazenda Dardanelos, no município de Aripuanã, em Mato Grosso.

Desde 2018, o local foi tomado por garimpeiros que passaram a agir de forma clandestina causando danos ao meio ambiente. Também coloca em risco a saúde da população devido ao uso sem controle de mercúrio. Na mesma área, já atuam duas mineradoras que possuem autorização dos órgãos competentes para extração de minérios.

O juiz anulou um Termo de Ajustamento de Conduta, que teria sido firmado pela Agência Nacional de Mineração, a Companhia Matogrossense de Mineração, com a cooperativa de garimpeiros da região de Aripuanã. Ele argumentou que não houve participação do Ministério Público Federal nas negociações do Termo e que a Agência foi condescendente, já que não houve fiscalização no local antes e nem após o acordo.

Além disso, destacou que um termo de ajustamento de conduta só poderia ser firmado se os garimpeiros ilegais assumissem, o compromisso de reparação dos danos ambientais já causados, além de outras obrigações.

O juiz federal Frederico Martins determinou ainda que sejam criados um plano de ação e uma força tarefa, formada pela Agência Nacional de Mineração, o Ibama e o governo do estado de Mato Grosso, para o combate ao garimpo ilegal. Definiu também a garantia da segurança na área e retirada dos garimpeiros ilegais, com o apoio, se for necessário, da Força Nacional e das Forças Armadas, por meio de uma operação de GLO, Garantia da Lei da Ordem.

A reportagem procurou os órgãos citados na decisão judicial e aguarda retorno. Não conseguimos contato com a cooperativa de garimpeiros da região de Aripuanã.

 

* Atualização para acréscimo da nota enviada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso

"A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso (Sesp-MT) informa que foi notificada da decisão e se coloca à disposição dos órgãos federais para apoiar a operação. A participação das forças policiais estaduais para compor a força-tarefa foi formalizada pela Sesp-MT por meio de ofícios encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Polícia Federal, nesta terça-feira (1º/09)."

 


 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo