Justiça suspende retorno das aulas presenciais no Rio de Janeiro

A decisão atende a um pedido do sindicato dos professores do Estado

Publicado em 11/09/2020 - 12:44 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Justiça do Trabalho suspendeu o retorno às aulas presenciais no estado do Rio de Janeiro, previsto para a próxima segunda-feira, dia 14.

O juiz Elísio Correa de Moraes Neto, da 23ª vara da justiça do trabalho, argumentou, na decisão, que a média móvel de infectados no Rio de Janeiro ainda não alcançou uma redução concreta. E complementou que as aulas implicam em aglomeração. Envolvem crianças que “nem sempre estarão aptas para a adaptação aos critérios sanitários”. Portanto, o retorno às aulas na data fixada representa risco aos professores, assim como as famílias dos alunos e a toda a sociedade.

A decisão atende a um pedido do Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro. De acordo com o diretor do Departamento Jurídico do Simpro, Elson Paiva, a liminar vai de encontro ao anseio da sociedade de preservar vidas.

A suspensão vale até que os estudantes e professores sejam vacinados contra o coronavírus ou até que fique demonstrado de forma concreta, por meio de estudo técnico ou de outro modo, que não há risco aos alunos, aos professores e à sociedade.

Diante da decisão, os estabelecimentos de ensino estão proibidos de convocar professores para atividades presenciais, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

A reportagem entrou em contato com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro, mas não obteve retorno até o fechamento.

 

 



 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo