Lava Jato: MPF denuncia 5 pessoas por suspeita de fraude no Sistema S

Publicado em 25/09/2020 - 17:59 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Operação Lava Jato no Rio de Janeiro denunciou cinco acusados de peculato e lavagem de dinheiro, por suspeita de participação em esquema de desvios no chamado Sistema S. Entre os denunciados, estão o advogado Frederick Wassef,  o empresário Marcelo Cazzo (ex-presidente da Fecomércio), a Federação do Comércio do estado e as advogadas Luiza Nagib e Marcia Zampiron. 

A denúncia é um desdobramento da Operação E$quema S, que desvendou um esquema de tráfico de influência envolvendo grandes escritórios de advocacia. 

O grupo é acusado de desviar R$ 4,6 milhões das seções fluminenses do Sesc, Senac e Fecomércio, entre dezembro de 2016 e maio de 2017. 

Segundo o Ministério Público Federal, o grupo se utilizava de falsos contratos de serviços que, na verdade não eram prestados. Com o mecanismo, os envolvidos encobriam acordos milionários com os escritórios de advocacia investigados, sem chamar a atenção da imprensa e dos órgãos de controle.

Os investigadores comprovaram, segundo o MPF, que os contratos eram feitos em nome da Fecomércio, o que acabava mascarando as contratações ilegais.

Procurado, o advogado Frederick Wassef não se pronunciou até o fechamento desta reportagem.

Últimas notícias
Justiça

Caso Henry Borel: acusada pela morte do filho, Monique volta à prisão

Ela deve permanecer, por decisão da Justiça, até que sejam apuradas as supostas ameaças que alegou ter recebido no presídio onde estava antes de ser autorizada a prisão domiciliar. 

Baixar arquivo
Geral

Governo faz acordo com WhatsApp para alertas de desastres naturais

O Ministério do Desenvolvimento Regional assinou um acordo de cooperação técnica nesta quarta-feira (29) com o Whatsapp para emitir alertas de desastres à população em todo o país.

Baixar arquivo
Cultura

Arte Clube: cineasta Vladimir Carvalho é tema de documentário

De acordo com Márcio de Andrade, o documentário promove um diálogo de ideias e imagens entre o cinema de Vladimir Carvalho, e o irmão dele, o fotógrafo de cinema e diretor Walter Carvalho.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil

Segundo a Fiocruz, enquanto no Mato Grosso a proporção de mortes em 2020 e 2021 ficou em 0,12 a cada mil nascidos vivos, no Sergipe a taxa sobe para 1,24: dez vezes mais.

Baixar arquivo
Geral

INSS detalha procedimentos para atendimento presencial

Algumas medidas são voltadas à identificação pessoal, especificando quais são os documentos oficiais a serem apresentados, bem como de algumas exceções quanto às características dos documentos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro terá 1º distrito de baixa emissão de carbono do Brasil

A criação do Distrito atende ao compromisso do município com o C40, grupo de cidades internacionais, entre elas Milão, na Itália, e Londres, na Inglaterra, comprometidas com a questão ambiental.

Baixar arquivo