logo Radioagência Nacional
Justiça

Força policial continua busca pelo traficante foragido André do Rap

Hamilton Mourão criticou decisão que mandou soltar líder do PCC
Baixar
Nelson Lin
13/10/2020 - 13:29
São Paulo

As buscas por André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, narcotraficante e considerado um dos líderes do PCC, o Primeiro Comando da Capital, continuam nesta terça-feira (13). De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a operação envolve forças policiais de São Paulo, do Paraná e a Policia Federal, num total de mais de 600 agentes. 

André do Rap foi solto na última sexta-feira (09), por uma decisão do ministro Marco Aurelio Mello, que concedeu Habeas Corpus atendendo a um pedido da defesa dele, entender que o período que ele estava preso sem condenação definitiva excedia o permitido por lei.

Mas o Ministério Público Federal recorreu da decisão, no sábado (10), por entender que a soltura do traficante criava risco à ordem pública, o que levou o presidente do STF, Luis Fux, a suspender o Habeas Corpus. André do Rap não foi localizado após a decisão de Fux e por isso é considerado foragido desde então. A questão da suspensão do Habeas Corpus será discutida no plenário do STF nesta quarta-feira (14).

O vice-presidente Hamilton Mourão criticou a decisão do ministro Marco Aurelio Mello, em coletiva nesta terça-feira (13).

O traficante André do Rap foi preso em setembro de 2019 na operação Oversea, da Polícia Civil de São Paulo, e era investigado por gerenciar o envio de grandes remessas de cocaína para a Europa. A Polícia Federal apreendeu cerca de quatro toneladas de cocaína desse grupo criminoso entre 2013 e 2014. André do Rap já tinha condenações em 2ª instância desde 2019, no âmbito dessa operação, por tráfico de drogas. Segundo o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que o condenou, ele deve cumprir mais de 15 anos de pena em regime fechado.

x