Kassio Nunes defende que juiz decida com base na lei

Publicado em 21/10/2020 - 17:52 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Durante sabatina nesta quarta-feira (21) no Senado, o desembargador Kassio Nunes Marques, indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Jair Bolsonaro, criticou juiz que decide pelo clamor popular, sugeriu prisão após 2ª instância dependendo do caso concreto e rebateu acusações de plágios no mestrado.

Kassio Nunes Marques defendeu que o magistrado deve decidir com base na legislação atual.

Sobre a prisão após condenação em 2ª instância, Kassio Nunes Marques disse que essa questão deve ser decidida pelo Congresso Nacional, mas ressaltou que, quando o STF autorizou a prisão após 2ª instância ele foi favorável, mas sugeriu que o juiz decida pela prisão dependendo do caso concreto.

O indicado ao Supremo também foi questionado sobre a operação Lava Jato. Kassio Nunes Marques ressaltou que é papel do judiciário corrigir possíveis abusos das autoridades.

Após a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, o indicado ao Supremo precisa ainda ser aprovado por, pelo menos, 41 dos 81 senadores no Plenário da Casa. Se aprovado, Kassio Nunes Marques deve ocupar a vaga deixada por Celso de Mello, que se aposentou neste mês.

Últimas notícias
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo