Kassio Nunes Marques será novo ministro do STF

Publicado em 21/10/2020 - 21:47 Por Kariane Costa - Brasília

O desembargador Kassio Nunes Marques foi aprovado pelo Senado, e será o novo ministro do Supremo Tribunal Federal. Ele foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, e vai assumir a cadeira de Celso de Mello, que se aposentou no último dia 13.

Em votação secreta e semipresencial, foram 57 votos favoráveis, 10 contrários e uma abstenção. Treze senadores não votaram.

Kassio Marques foi sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania por quase 10 horas.

Na sabatina, respondeu a questionamentos sobre  polêmicas de seu currículo e temas como aborto, prisão em segunda instância, maioridade penal, foro privilegiado, homofobia, Lava Jato, direitos das minorias, meio ambiente e demarcação de terra indígena. Foi aprovado por 22 votos a 5.

Kassio Marques criticou o juiz que decide por clamor popular. Sobre a prisão após condenação em 2ª instância, ele disse que essa questão deve ser decidida pelo Congresso Nacional, mas lembrou que, quando o STF autorizou a prisão após a 2ª instância, ele foi favorável, e sugeriu que o juiz decida pela prisão, dependendo do caso concreto.

O desembargador condenou as fake news, afirmou que não se pode usar a liberdade de expressão para cometer atos ilícitos, e ponderou sobre o papel do Judiciário na aferição do conteúdo.

Sobre foro privilegiado, Kassio Marques disse que a matéria tem avançado em discussões no Supremo, mas acredita que o Congresso pode criar uma legislação específica.

Quando questionado sobre temas polêmicos, como o aborto, Kassio Marques preferiu não se posicionar especificamente, para não ficar impedido de participar de futuros julgamentos, mas reafirmou que é um garantista, ou seja, defende o respeito a direitos adquiridos.

Ele também rebateu as acusações, veiculadas pela imprensa, de que teria cometido plágio em sua dissertação de mestrado.

Nascido em Teresina, no Piauí, o magistrado é bacharel em Direito pela Universidade Federal do estado, e obteve títulos de mestrado pela Universidade Autônoma de Lisboa e de doutorado pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Em 2011, Kássio Marques foi escolhido para vaga de desembargador no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo