STF começa julgamento sobre horários especiais para pessoas religiosas

Publicado em 19/11/2020 - 21:30 Por Kariane Costa - Brasília

Uma banca que organiza concurso públicos é obrigada a propor uma data de prova diferente para candidatos, em razão de sua crença religiosa? Este foi o tema de um julgamento iniciado nesta quinta-feira (19) no Supremo Tribunal Federal (STF).

O STF vai decidir também se a administração pública deve apresentar uma alternativa para o servidor em estágio probatório que não possa cumprir as tarefas propostas pela mesma razão.

O ministro Dias Toffoli, um dos relatores do processo, disse que não há direito subjetivo a remarcação de prova com base na liberdade religiosa. Para ele, estabelecer um horário de prova diferente poderia favorecer um determinado grupo. Além disso, ele destacou que o Estado é laico, que tem que ser separado da religião.

Na contramão, o também relator, ministro Edson Fachin, disse que deve ser permitida a mudança de datas para realização de concurso por motivos religiosos. Ele foi o segundo e último a votar nesta quinta-feira. Fachin argumentou que o Estado deve ser democrático e plural, e a separação entre igreja e Estado não pode implicar no isolamento daqueles que guardam uma religião.

O julgamento se baseia em dois casos: o primeiro, que permitiu a um candidato adventista realizar concurso em data e horário diverso do estabelecido no calendário.

O segundo, o de uma professora adventista que foi reprovada no estágio probatório por descumprir o dever de assiduidade. Ela não aceitou dar aulas às sextas-feiras após o pôr do sol, e teria faltado 90 vezes em razão de suas convicções religiosas.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo