Justiça do Rio determina fim do lockdown em Búzios

Publicado em 18/12/2020 - 16:45 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Durou pouco mais de 24 horas a liminar da 2ª Vara da Justiça de Búzios que determinava o lockdown na cidade, por causa do aumento de casos da covid-19 e da falta de leitos nas unidades de saúde locais para tratamento da doença.

O presidente do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro, desembargador Cláudio de Melo Tavares, considerou, na sua decisão, que a liminar concedida em favor do aumento das medidas restritivas em Búzios causaria uma grave lesão à ordem pública, afetando o plano de retomada da economia local, que é voltado para o turismo, e causando prejuízos consideráveis aos moradores.

Ele entendeu que desde outubro o atual prefeito de Búzios, Henrique Gomes, está cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta, assinado há seis meses pelo então prefeito, e afirmou que o número de leitos para tratamento da covid-19 foi aumentado e outras ações para conter o avanço da doença estão em andamento.

O desembargador considerou ainda que a ocupação de leitos para covid-19 em Búzios é de 70%.

A liminar estabelecia que os turistas deveriam deixar a cidade até este sábado, e muitos encerraram suas contas em hotéis e pousadas. Agora, o setor hoteleiro inicia campanha para atrair novamente a ocupação.

No entanto, em Petrópolis (Região Serrana) continua valendo a decisão da justiça federal para a suspensão imediata do funcionamento de bares e de templos e cultos religiosos, por causa do alto risco de contaminação pelo novo coronavírus e da falta de leitos para o tratamento da covid-19.

A prefeitura de Petrópolis informou que vai recorrer da decisão.

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

MG: mineração impacta na saúde respiratória das pessoas em 22 cidades

Alterações na paisagem geradas pela mineração impactam na saúde respiratória das pessoas em uma das maiores províncias mineradoras do mundo: o Quadrilátero Ferrífero, que engloba 22 municípios de Minas Gerais. A conclusão é do estudo feito pela UFMG.

Baixar arquivo
Política

Câmara aprova projeto de lei que suspende despejo até o fim do ano

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) um projeto de lei (PL) que proíbe o despejo ou a desocupação de imóveis até o fim deste ano. O projeto segue para o Senado.

Baixar arquivo
Geral

Governo lança programa para facilitar transporte de cargas

presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que cria o programa e mais um decreto e duas medidas provisórias com as ações que fazem parte do Gigantes do Asfalto.

Baixar arquivo
Cultura

Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”.

Baixar arquivo
Saúde

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo
Saúde

Câmara discute autorização do cultivo da maconha para uso medicinal

Agressão e bate-boca marcaram a discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que autoriza o cultivo da maconha para fins medicinais e a votação da medida foi adiada.

Baixar arquivo