Justiça do Rio determina fim do lockdown em Búzios

Publicado em 18/12/2020 - 16:45 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Durou pouco mais de 24 horas a liminar da 2ª Vara da Justiça de Búzios que determinava o lockdown na cidade, por causa do aumento de casos da covid-19 e da falta de leitos nas unidades de saúde locais para tratamento da doença.

O presidente do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro, desembargador Cláudio de Melo Tavares, considerou, na sua decisão, que a liminar concedida em favor do aumento das medidas restritivas em Búzios causaria uma grave lesão à ordem pública, afetando o plano de retomada da economia local, que é voltado para o turismo, e causando prejuízos consideráveis aos moradores.

Ele entendeu que desde outubro o atual prefeito de Búzios, Henrique Gomes, está cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta, assinado há seis meses pelo então prefeito, e afirmou que o número de leitos para tratamento da covid-19 foi aumentado e outras ações para conter o avanço da doença estão em andamento.

O desembargador considerou ainda que a ocupação de leitos para covid-19 em Búzios é de 70%.

A liminar estabelecia que os turistas deveriam deixar a cidade até este sábado, e muitos encerraram suas contas em hotéis e pousadas. Agora, o setor hoteleiro inicia campanha para atrair novamente a ocupação.

No entanto, em Petrópolis (Região Serrana) continua valendo a decisão da justiça federal para a suspensão imediata do funcionamento de bares e de templos e cultos religiosos, por causa do alto risco de contaminação pelo novo coronavírus e da falta de leitos para o tratamento da covid-19.

A prefeitura de Petrópolis informou que vai recorrer da decisão.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo